Fragilidades...


Não era esta a imagem que vos queríamos mostrar do nosso morangal. Nem sei se o devíamos fazer ... mas se adoramos mostrar o lado maravilhoso e viçoso acho que também é importante mostrar as nossas fragilidades e especialmente as nossas dores e ansiedades. Sim, porque ver assim as plantas dói-nos a todos, por múltiplas razões.
Desta vez estamos assustados mas cheios de esperança que tudo se componha
O que dá para concluir mais uma vez é que aqui quem manda nem sempre somos nós.
Supostamente Junho seria o nosso primeiro mês de morangos em quantidade. Nada nos fazia supor que podia não vir a ser assim.
Mas a verdade é que não está a ser assim.
Os nossos morangos, os "diamantes" da nossa horta em todos os sentidos, estão com problemas.
Começámos muito mal com um Abril e Maio terríveis, frios, sem sol e com muita chuva. As primeiras colheitas apodreceram.
Uma das áreas do morangal está muito fraca, as plantas não enraizaram bem e agora que os frutos estão a querer crescer as plantas estão a ressentir-se.
Estamos a fazer tudo o que podemos e sabemos e ao mesmo tempo a pedir a todos os santos que nos ajudem. Os morangos  são essenciais para nós e para os nossos clientes.
Mas são estes percalços que muitas vezes não conseguimos resolver como gostaríamos, que mostram que na agricultura biológica as contas nem sempre dão resto zero.
Olhar para a agricultura como uma industria tem os resultados que todos conhecemos.


2 comentários:

  1. "Os morangos são essenciais para nós e para os nossos clientes".
    São mesmo. Mas nós aguardaremos por eles!
    Obrigada pelo vosso esforço. Lá em casa esperaremos ansiosamente por eles.

    ResponderEliminar
  2. Estão perto do mar ? Eu tenho uma propriedade perto da Praia da Aguda (em Sintra) e ai o tempo tem estado quase sempre nublado e nada cresce na horta!

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.