Ser Agricultor





Ser agricultor é ser o "alimentador" do mundo. Esta é uma verdade incontornável.
Sem agricultores não há alimento.
E não é que a maior parte das pessoas não se dá conta disso?

Nós sabemos o quão importantes somos, mas também, que mais importante que nós é a Terra, literalmente a mãe de todos.
Escrevo Terra com maiúsculas. Não me refiro ao planeta mas à Terra que nos dá o alimento. Merece letra grande.
Nós que somos agricultores sabemos bem que o privilégio de trabalhar a Terra supera em muito todos os percalços (maiores ou menores) que esta atividade pressupõe.
Não fosse assim já a maior parte teria desistido.
Fazer uma agricultura com o máximo respeito pela natureza é um desafio mas também um enorme privilégio.
Perceber que a Terra (nossa principal parceira) retribui em dobro qualquer "festa" que lhe demos é realmente espetacular.
Nunca nos disse que era uma parceira fácil, tem manias, tem vontade própria, tem muitos amigos mas também muitos inimigos.
Mas a rapidez com que a Terra se regenera é absolutamente incrível. E isto acontece porque tem triliões de ajudantes invisíveis aos nossos olhos. Que andam por lá, uns mais cá por cima outros nas camadas mais profundas, cada uns com as suas funções. Basta que os deixemos trabalhar em paz que tudo se regenera muito rapidamente.

Se vos disser que em dez anos de trabalho em conjunto temos conseguido um equilíbrio que há muito estava esquecido? Quando decidimos regenerar e equilibrar para depois rentabilizar, sabíamos que não ía ser fácil. Os custos imediatos do "fazer para deixar" são grandes, mas os lucros para o futuro são incalculáveis.




Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.