Fruta com sabor



Há 4 anos plantámos um pequeno pomar . O primeiro! Este ano colhemos os primeiros frutos. 

Os Alperces mais maravilhosos que possam imaginar!! ainda poucos pelo que decidimos que ficavam para o staff. Eram mesmo fabulosos!!! 

Esta semana vamos apanhar as primeiras ameixas já numa quantidade que talvez chegue para todos as saborearam na próxima semana. 

Talvez pareça tonto todo este entusiasmo. Mas não é. 

O nosso pomar é misto e de sequeiro. O que quer dizer que tem três espécies de fruta, alperces e duas variedades de ameixa, e não é regado. E estes são os truques. 

A diversidade, numa tentativa de, se correr mal numa variedade, não correr mal em todo o pomar. 

O sequeiro, porque fruta não regada é fruta abençoada. Há muitos anos atrás os pomares eram todos de sequeiro. Com as exigências de calibres cada vez maiores e mais homogéneos, os pomares começaram a ser regados. Nos pomares convencionais a água não vai sozinha é, no fundo, o veículo que transporta os malfadados adubos que engordam a fruta sem dó nem piedade. 

É verdade que esta rega(neste caso sem adubos) também é usada em pomares biológicos. Nada o impede.

E o que aconteceu? a fruta perdeu o sabor. 

Está mais do que claro que só podia ser assim. Passámos a ter fruta diluída em água. Perde o sabor e perde a resistência. 

Nunca, "antigamente" os limões apodreciam. Mirravam até ficarem sequinhos, lembra-se? mas nunca apodreciam. E porquê? pergunta. Porque não eram regados. 

E é por isso que nós preferimos optar por fruta mais pequena mas mais saborosa. E podemos tomar esta opção porque sabemos que temos clientes que o valorizam. Sabemos que não vamos conseguir valorizar a nossa fruta pelo peso mas também sabemos que o valor do sabor é bem maior. 

Viva a fruta com sabor! 

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.