Porque são os nossos morangos tão saborosos?

 





São realmente absolutamente fantásticos,  os nossos morangos!!! 

Podia ser um enorme segredo, mas não é. Podia dizer que fazemos rezinhas especiais, que temos um pacote de mezinhas, que os massajamos, que há musica clássica a tocar no morangal 24 horas por dia... 

Mas não, não fazemos nada disso, é apenas a conjugação de vários factores, conjugação esta que só pode acontecer em situações em que não há tempo de intermediação entre o produtor e o consumidor 

Começando pelo princípio: 

A variedade do morangueiro: nós usamos a variedade Albion. É uma variedade excelente em sabor, mas com menos capacidade de conservação que a maioria das usadas hoje em dia. O fruto é mais sensível do às mudanças de temperatura, mais sensível ao transporte, não conseguindo "sobreviver" a longas viagens, entradas e saídas de ambientes refrigerados, por isso é uma variedade tão pouco usada. 

O solo onde crescem as plantas: apesar da maior parte dos morangais serem em terrenos arenosos, dizem que são melhores para a cultura dos morangos, nós descobrimos que terrenos argilosos dão origem a morangos bem mais saborosos. Talvez porque retêm mais nutrientes. 

O tempo entre a colheita e o consumo: é quase impossível, numa cadeia de distribuição tradicional, conseguir levar para casa morangos acabados de colher. Os nossos morangos chegam a casa dos clientes com, no máximo, 12 horas de colheita. 

O modo de conservação: e este é sem duvida um segredo que ajuda em muito no sabor, os nossos morangos nunca vão ao frio. a refrigeração destrói o sabor de qualquer fruto, é por isso que aconselhamos sempre a que não coloquem a fruta no frigorifico. Claro que se comprarem morangos que já passaram pelo frio não devem interromper a cadeia sob pena de se danificarem rapidamente. Mas morangos que nunca foram ao frio não precisam de ir ao frio. Aguentam bem (salvo se tiverem apanhado chuva antes da colheita) 2 ou 3 dias, tempo suficiente para "darmos cabo deles". 

A lavagem: este não é um conselho lá muito "católico", mas não resisto a dá-lo, porque a diferença de sabor entre um morango molhado e um morango não molhado é imensa, para além de que "lavar" morangos passando-os por água, não retira nada mais do que o pó que podem ter apanhado no campo. Como todos sabemos a sujidade só sai usando detergente e esfregando, ora não é assim que os lavamos. Sendo assim, e para os morangos da Quinta, que só foram tocados pela mão que os colheu até chegarem a nós, tenho que vos dizer que eu não os lavo. Isto não é um conselho é só para vosso conhecimento e vale o que vale. 



Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.