A Horta em Setembro


Setembro é um mês de transição na horta. Com o fim das culturas de verão acabam também os mil produtos diferentes, as cores variadas, os sabores frescos e intensos. Arrancam-se as últimas plantas de tomate, adia-se ao limite a decisão de arrancar o morangueiro, queremos chuva para as primeiras plantações de Outono mas ao mesmo tempo pedimos que se atrase para podermos continuar a colher morangos, esta despedida é sempre um momento complicado...
Custa arrancar plantas que ainda estão a produzir mesmo que pouquinho, mas aqui não podemos tomar decisões com o coração. Ok, ainda se conseguem meia dúzia de quilos de maravilhoso tomate mas precisamos do espaço para plantar alfaces...
É em Setembro que as "folhas" recolhem à estufa.
Saem pimentos, beringelas, pepinos, entram pack chois, tah tsais, alfaces, nabiças, grelo de nabo...
Todos os anos tentamos algumas experiências diferentes, este vamos plantar nas estufas aipo talo, couve rábano, nabo e beterraba e ver como se portam.
Na rua a todo o vapor plantamos os nossos queridos brócolos e todas as outras couves, a kale, a galega, o coração... As couves gostam de frio, dão-se bem com o Inverno.
Depois há aqueles produtos que seja Verão ou Inverno não querem mudar de sitio, estou a pensar nos espinafres e na rúcula que se mantêm dentro de casa durante todo o ano ou o alho francês que adora ar livre.
Saber onde os nossos queridos legumes se sentem bem é crucial para uma saudável e vigorosa horta de Outono. Agora que já temos tudo plantado (ou quase) vamos ter que dar inicio a este eterno  exercício de paciência  que é "esperar de cresça".
O que vos pedimos é que tenham a paciência de esperar connosco.
Nós prometemos, como sempre, a maior dedicação no cultivo de todos os legumes da nossa horta para que a casa dos nossos clientes cheguem os mais maravilhosos brócolos, as super tenras couves pack choi, os espinafres mais bonitos e saborosos.


Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.