Em época de Abóbora ...


...colhe-se abóbora, cozinha-se abóbora, come-se abóbora.
E aqui na Quinta começámos a época da abóbora da melhor maneira, com o 1º Festival da Abóbora!
Fizemos a colheita da abóbora, cozinhámos o almoço e comemos. Foi um dia perfeito. É giro como um programa destes, tão simples, pode fazer um dia perfeito.
Não será de estranhar se pensarmos que é a simplicidade dos legumes da horta que os fazem ser tão perfeitos e versáteis.
Porque abóbora não é definitivamente sinónimo de sopa.
Tem o condão de poder ser usada tanto em pratos salgados como em doces, coisa rara na horta. E são muitas, de mil e uma variedades diferentes, sabores diferentes, usos diferentes. Há as mais doces e quentes, as mais aguadas e deslavadas, as mais densas, as mais leves, há as especialistas em doces como a gila, as que ficam maravilhosas assadas como a Hokaido. As que se cozinham e comem com casca. E há as pevides que depois de um trabalho de paciência se transformam em estaladiços e saudáveis snacks ou depois de tostadas e descascadas em crocantes e saltitantes sementes.
Mas mesmo a sopa pode ter mil caras diferentes, com batata doce e cebola para bebés, com batata doce, gengibre e laranja para um jantar especial.
Um puré de abóbora fica maravilhoso tal qual puré de batata. Uma abóbora assada no forno bem temperada com especiarias é de comer e chorar por mais. Para sobremesa uma tarte de abóbora, e claro o tão famoso doce.
Mas que tal vir até à Quinta provar isto de que lhe estou a falar ? Na nossa ementa de Outubro a abóbora é a rainha.

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.