Brincar no campo!




Tanto brinquedo!  e as crianças sabem brincar?
É engraçado, sem ter graça nenhuma, perceber como o campo é um recreio tão desajustado para muitas das crianças que nos visitam.
É verdade que a maior parte não faz ideia do que é a vida no campo e é recorrente sentir os pais preocupados com esta falta de conhecimento.
"- acham que os legumes crescem no supermercado" é verdade que sim, claro que " o conhecimento" é importante mas tão importante é também saber estar, saber sentir, perceber que as plantas são seres vivos, que nascem, vivem e morrem. Que se as maltratamos podem morrer e mortas já não ressuscitam.
As crianças estão tão longe desta realidade, cada vez mais longe. Num mundo em que tudo é imediato é quase impossível fazê-los entender esta coisa dos tempos da natureza.
Lembrei-me de falar sobre isto porque tínhamos um canteiro cheio de bolbos de jacintos a nascer, este fim de semana, morreram todos, pisados!
Infelizmente não foi a primeira vez mas era bom que fosse a última.
Claro que sabemos que não o fizeram com intenção e muito menos têm noção do tempo que vai ser necessário para substituir aquelas plantinhas. Tudo por falta de sensibilidade, falta de saber estar e respeitar a natureza.
Nem sempre o conhecimento é o mais importante
Trazer os filhos ao campo desde pequeninos, ensinar-lhes a respeitar e admirar a natureza. Mostrar-lhes a complexidade da vida na horta, como tudo no campo está tão interligado, como os nossos atos menos pensados podem pôr em causa tanta coisa, acho que estas visitas ao campo podem ser um maravilhoso presente de Natal.
Para todos, aqui do campo, vão os nossos desejos de um Natal quentinho com uma mesa recheada de coisas boas.


Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.