EMERGÊNCIA !!! Um ataque de lagarta nas nossas couves !!!!



EMERGÊNCIA !!! Um ataque de lagarta nas nossas couves !!!!
A principal diferença, entre agricultura biológica e convencional tem a ver com o modo como tratamos as doenças/pragas das nossas plantas.
Passemos a tentar explicar!
Partindo do principio, inquestionável, de que as plantinhas são seres vivos, que nascem, vivem e morrem, que também adoecem e precisam de ser tratadas, é sem dúvida super importante saber quais os produtos que usamos para as tratar.
- E porquê? perguntam. O que temos nós a ver com isso?
Tudo! é que nós comemos estas platinhas. E devemos comer muitas, quanto mais legumes melhor, sem dúvida.
Agora imaginemos que estas plantas são atacadas por uma praga...,  por um fungo ... começam a ser devoradas ou adoecem.
Se fizerem parte de uma horta convencional os "medicamentos" à disposição do agricultor são fortes, comparáveis aos "antibióticos" e "antiinflamatórios". Entram na circulação da planta conseguem chegar aos lugares mais remotos e matar a lagarta ou acabar com o fungo em três tempos.
E assim se salvam as couves da lagarta.
E assim chegam estes "medicamentos" à nossa mesa em forma de couve e lá vamos nós ingerindo doses ínfimas que se vão acumulando muitoooo devagarinho no nosso corpo.
Se as ditas couves estiverem numa horta biológica é tudo mais complicado para as couves mas bem mais saudável para nós.
É verdade, temos alguns medicamentos à base de produtos naturais para aplicar. Este produtos não entram na circulação da planta pelo que só terão efeito na lagarta se ela estiver à mão de semear. Só conseguem debelar fungos numa fase muito inicial.
Por isso na AB estamos bem cientes de que se não prevenirmos as doenças, se não as atacarmos numa fase inicial, podemos perder uma cultura.
Para conseguirmos sobreviver aos imponderáveis da AB, às restrições (que bom que as há) ao uso de "medicamentos", temos que forçosamente ter um fundo de maneio que nos permita perder um monte de couves.
Porque, afinal quem compraria a couve onde a lagarta se refastelou?











1 comentário:

  1. Ainda me recordo bem de uma sopa de nabiças que a minha avó me fez, há uns bons 35 anos, que levava lagartinha de presente :D Já na altura se praticava agricultura biológica e não era só o bolo rei que trazia brinde!! Ahahahah

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.