Tantooooo Frioooooo !!!!



Esta semana foi o caos por aqui.
Começou logo mal na segunda-feira e chegámos a quarta com os carros das entregas a sair da Quinta ao meio dia !!! Nunca tinha acontecido... mas o campo demorou a descongelar o que não nos permitiu apanhar nada até o sol começar a aquecer.

o frio queima .... tanto ou mais do que o sol.

enregela-nos a nós e congela as plantinhas na horta.
Tal como há quem prefira os dias frios aos quentes, o mesmo acontece com as plantas.
Isto de seres vivos acaba tudo na mesma história ...
Tal e qual os calorentos conseguem andar de t-shirt em plena crise de gelo, também há plantas que adoram um bom choque térmico abaixo de zero. São poucas é certo. Lembro-me dos brócolos que quanto mais frio mais verdes e viçosos ficam.
Mas a maior parte, tal como a maior parte de nós, sofre. As folhas mais tenras, os espinafres, as nabiças (hiper sensíveis), as alfaces, as acelgas ficam queimadas, mesmo as beterrabas e as couves mais resistentes resolvem encolher-se à espera de melhores dias.
A sorte é que depois de noites gélidas têm chegado dias bem quentinhos que ajudam a recuperar. Não fosse isso e a maior parte da nossa horta estaria queimada.
É o que acontece nos países do Norte. Não conseguem produzir na rua durante os meses de Inverno, porque o sol por lá, mesmo quando aparece não aquece. 
E ainda dizem que é fácil...
estarão a pensar "- então? nunca estão satisfeitos?"
Estamos, sim claro, sempre que não chove nem demais nem de menos, quando a temperatura está a meio no termómetro, quando o vento é uma brisa, quando os dias são maiores do que as noites... ficamos felizes.
Mas agora, agora, do que estávamos a precisar mesmo era de chuva .... 

Pois ...

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.