Vegetais em cativeiro



Dizem que estamos safos.
Já é possível produzir hortícolas em prédios/estufa de 20 andares. uau!!!

Pensando bem nem percebo porque não começámos mais cedo.
Quando se decidiu meter as galinhas em gaiolas, os porcos entre baias, as vacas em estábulos, os frangos em aviários cuja densidade lembra uma piscina pública chinesa à hora de ponta, só não o fizeram com os vegetais, porque a coisa cá por fora ainda era pacífica.

Mas a prever o que aí vem, resolveram criar "estufas verticais" com luz artificial, tudo pensado ao milímetro pelas mentes mais dotadas.
Para "cultivar" (há-de aparecer outro nome para esta prática, imagino)  plantinhas que nos vão deliciar, cuja "saúde" é controlada em ambiente de laboratório, tudo absolutamente desinfectado, parametrizado, programado.
E que contentes que estamos! não vai haver pragas, vamos gastar muito menos água (que vai andar em circuito fechado), vamos criar o clima certo para cada tipo de planta, vamos "melhorar" as variedades.
Sem percalços, vai haver alimento para todos (??)
Estamos safos, à fome já não morremos...
Porquê cultivar com tanto risco quando temos estas potentes armas em forma de prédio/estufa vertical que podem produzir "tudo aquilo que precisamos" para nos alimentar?
Que maravilhosa visão do futuro estamos a criar.
Campos abandonados e hortas em prédios no meio da cidade.
E não é que há quem rejubile com esta ideia? vão com certeza dizer que estão a defender as plantinhas das doenças, das pragas, do frio e do calor...
Dizem que vai evitar "a fome no mundo" tendo em conta o aumento da população.
E é por isso que estas instalações estão a ser construídas nas grandes metrópoles e não na Etiópia, Eritreia, Haiti, Congo...
Um argumento tão hipócrita como ridículo mas daria, ou dará, outra conversa.

Hoje o tema é a defesa das plantinhas.
Que energia e nutrientes nos passarão estes vegetais criados em "cativeiro"?
Quando nos começamos a aperceber do mal que andamos a fazer ao produzir "carne para canhão", vai de inventar mais artifícios que só interessam a muito poucos.
E nós? vamos aceitar? vamos comer? vamos, mais uma vez, encolher os ombros e andar?



1 comentário:

  1. A única vantagem disso é que assim deixa-se de destruir terras com a agricultura intensiva. E quem irá comer esses alimentos serão aqueles que não se importam assim tanto e até já comem coisas bem piores, como hambúrgueres com batatas fritas, etc. E para essas pessoas que já estão envenenadas, pouca diferença fará.

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.