Árvores: as nossas maiores amigas!



 Sou da opinião que as árvores são as nossas maiores amigas! Sei o que estão a pensar: “-olha-me esta hippie que anda para aqui abraçada às árvores". Não me considero hippie, mas também não digo que não a um abraço 😁! Mas agora a sério, se formos a pensar bem, estes SERES VIVOS majestosos tomam conta de nós melhor que ninguém e sem mexer uma palha!

 

Para começar dão-nos oxigénio e absorvem CO2 guardando-o debaixo da terra, ou seja, estas amigas não só nos ajudam a respirar (importante!), como absorvem uma substância, que quando em demasia na nossa atmosfera, pode levar ao aquecimento do planeta e ter consequências fatais para todos os seres vivos (igualmente importante!). 

 

Para além disto, estes gigantes incríveis dão-nos sombra nos dias de mais calor e consequentemente são conhecidos por arrefecer a temperatura e por ajudar a prevenir cheias ao promover a permeabilidade do solo. Por exemplo, em São Paulo foi apresentado um estudo a apontar a necessidade de plantar corredores de 48km de árvores nativas para prevenir estragos relacionados com alterações climáticas, particularmente com o intuito de prevenir cheias e amenizar a temperatura da cidade. 

 

As árvores com a sua copa são capazes de nos dar sombra, de nos dar comida e de ajudar a poupar água ao prevenir a evaporação da humidade do solo. Com as suas raízes não só previnem a erosão do solo, como se ajudam umas às outras! É verdade as árvores não se contentam só em ajudar o ser humano, para elas isso não basta! As árvores comunicam entre elas através das raízes e do micélio (uma rede subterrânea que liga plantas e fungos) ao transferir nutrientes de umas para as outras e assim garantir que todas possam crescer com força e vitalidade. Incrível, não é?  

 

Mas calma, ainda faltam os animais, insetos e fungos… sim, porque no que toca às árvores não há discriminação (outra coisa fantástica que elas nos ensinam), elas ajudam toda a gente, e neste caso ajudam a que inúmeras espécies tenham uma casa, proteção e condições impecáveis para o seu desenvolvimento. 

 

Ainda não estão convencidos que elas são verdadeiramente as nossas melhores amigas?! Então eu conto-vos mais e desta não estão nada à espera! As árvores...curam! Sim, curam! Quer dizer se tiver uma dor de barriga, talvez abraçar uma árvore não seja remédio rápido. No entanto, existem estudos que mostram que estar entre a natureza não só ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, mas também ajudam no tratamento de várias condições. Ou seja, estes estudos mostram que os pacientes, neste caso em hospitais e outras instituições, cuja janela do quarto está próxima de árvores tendem a recuperar mais rápido e com menos complicações. Estes estudos só vêm trazer ao de cima a verdadeira ligação que temos com todos os seres vivos. 

 

E como se ainda não bastasse, podemos ainda recorrer à sua madeira (de forma sustentável, claro!) para a construção de milhares de objetos que nos conferem uma maior qualidade de vida ou até para nos aquecermos nos dias de mais frio. 

 

Realmente, a Natureza tem mesmo tudo pensado! Dá-nos absolutamente tudo para vivermos com qualidade e ainda nos dá todas estas coisas com uma beleza de nos deixar boquiabertos. Já pararam para olhar bem para uma árvore e a vida que a rodeia?! Eu sou suspeita, mas é facilmente das coisas mais bonitas de sempre! A mudança da árvore em cada estação, os ramos que servem de casa aos passarinhos, o fruto que nasce da sua flor… é mesmo milagroso! E estas nossas amigas ainda vivem (se as deixarmos) centenas de anos. Já pensaram se as árvores falassem o que elas nos podiam contar?

 

Por todas estas razões e mais, custa quando as vemos a ser cortadas sem aí nem uí, sem o mínimo de respeito ou consideração. Quando vemos árvores centenárias a serem cortadas porque são um pequeno inconveniente (achamos nós) ou porque precisamos de produzir mais e mais para fazer mais dinheiro custe o que custar, sente-se uma dor. Uma dor interior de quem sabe perfeitamente tudo o que elas fazem por nós, do tempo que elas aguentaram em pé, das relações que criaram, das raízes que formaram e que tudo isto culminou num momento em que nós, no nosso divino direito, achámos que “esta está a mais”.  As árvores, como todos os seres vivos, merecem o nosso respeito! O que elas fazem por nós deve ser pago na mesma moeda, e a verdade é que fazem muito! 



Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.