Estamos nas semanas mais fracas do ano no que toca a encomendas. Estas 3 primeiras semanas de Agosto são, normalmente tempo para preparar a "rentrée".
Sabemos que os nossos clientes vão chegar cheios de vontade de retomar os morangos e o tomate que deixaram para trás quando foram de férias.
E nós tentamos gerir o planeamento de modo a que a segunda plantação de tomate, pepino, courgette comece a produzir no início de Setembro.
Mas depois há os morangos cuja plantação não pode ser escalonada. Temos que os plantar no máximo em Janeiro para começarem a produzir em Maio. Depois é cuidar, cuidar e rezar para que as plantas se mantenham saudáveis e produtivas o máximo de tempo possível.
Se houve anos como o 2018 em que conseguimos ter morangos até ao início de Outubro, outros houve, como por exemplo 2020 em que não passaram de Junho. Não imaginam o que sofremos quando isto acontece...
Este ano parece que não vamos conseguir que cheguem até Setembro.
Nas duas últimas semanas os nossos morangueiros têm estado a morrer a um ritmo que nos deixa muito preocupados.
Poderíamos dizer que estes doze anos de experiência deviam ter servido para nos tornar mais resistentes a estes "percalços", mas não .... não nos conseguimos habituar aos desaires. A mim pessoalmente custa-me mesmo muito olhar para o morangal e ver tantas plantas já mortas.
Custa muito perder a produção quando ainda poderíamos ter morangos por pelo menos mais um mês. Custa financeiramente mas também custa sabermos que defraudamos as expectativas dos nossos clientes.
Porque estão eles a morrer? Há várias teorias. Porque os morangueiros não aguentam calor extremo, porque apanharam um fungo ou só porque é mesmo assim "há anos bons e anos maus" ...
Sem comentários
Enviar um comentário