E poupar água, não?


 

Volto ao assunto porque tem que ser. Como é possível não haver uma única medida governamental com vista à poupança de água. É escandaloso!! É escandaloso e é de gente ignorante e irresponsável. É revoltante! É triste, mesmo muito triste. É tudo muito triste. 

Talvez estejam à espera que a água acabe para começarem a estudar o assunto em "profundidade" ... 

Como é óbvio quem contacta diariamente com a natureza tem uma percepção muito maior dos problemas que a falta de água está a causar, assim como dos prejuízos causados pelas ondas de calor extremo e pelos fogos ... 

A cidade está imune a tudo isto. Enquanto a água correr na torneira e não faltar comida nas prateleiras do supermercado a preocupação dura o tempo do telejornal. 

No campo estão os que aguentam com todas estas vicissitudes estoicamente. Sim tenho que vos dizer que os agricultores já começam a merecer serem considerados heróis. Insistir em continuar, contornando tantos e tão grandes percalços, não é para todos. 

O estado em que está o país agrícola é preocupante. 

Há muitas e muitas produções agrícolas sem água. 

Há agricultores a comprar água para regar. 
Há agricultores desesperadamente à procura de terrenos com água para cultivar produtos para os quais têm contratos de fornecimento a que não podem falhar. 

E porque continuam estes agricultores a produzir mesmo sabendo que vão ter prejuízo? Porque têm contratos de fornecimento com grandes superfícies com cláusulas muito pesadas em caso de não fornecimento... 

Um produtor de alface perto de nós foi plantar alfaces num terreno que lhe disponibilizaram na Nazaré, a 150km de distância. 

Há quem esteja a montar tubos de rega para ir buscar água a mais de 1 km de distância, ao terreno de um familiar ou amigo. 

Está realmente difícil. 

Nós vamos tendo água. Não sabemos até quando porque não fazemos ideia de quando vai a chuva cair em quantidade suficiente para repor esta tremenda escassez. Vamos poupando e rezando. Vamos agradecendo toda a água que brota do chão. 

Este ano especialmente estamos a confrontar-nos com esta possibilidade. A possibilidade de um dia não haver água. 

Mas talvez isso não interesse nada. 


Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.