(porque, como sabem, para serem Biológicos têm que ser certificados)
Recebemos hoje a autorização de que necessitávamos para voltar a produzir morangos biológicos!!
Depois de em 2024 não nos ter sido permitido certificar os nossos morangos apesar de estarmos a respeitar a 100% as práticas dos anos transatos, decidimos que valia a pena insistir na "verdade dos factos" e provar que não havia outra alternativa (para já) do que a de usar plantas convencionais (como sempre se fez) para produzir morangos em modo de produção biológico (MPB)
É verdade!! e estamos realmente orgulhosos.
Esta história prova, mais uma vez, que vale a pena ir pelo caminho certo.
O que mudou em 2024: saiu uma diretiva europeia que proibia o uso de plantas convencionais para produção de morangos biológico. Estaria absolutamente certo se houvessem viveiros na Europa a produzir plantas em MPB.
Sabíamos desde a primeira hora que as diretivas que vinham obrigar ao uso de plantas biológicas para produzir morango biológico não tinham em conta a realidade.
Sabíamos que em toda a Europa não havia viveiros a produzir plantas suficientes (depois de muita e muita pesquisa só encontrámos dois ) para todos os morangos bio que se produziam.
Sabiamos que não era possível sermos nós a produzir as nossas próprias plantas. Produzir plantas requer know how que só os profissionais têm. Soubemos mais tarde que quem o tentou baixou as produções para 30%...
Sabíamos que em Espanha e França, face à impossibilidade de encontrar plantas bio, estava a ser permitido o uso de plantas convencionais.
Fizemos tudo por tudo para conseguir autorização ainda em 2024.
Reuniões com organismos oficiais, com produtores, muita pesquisa, emails para trás e para a frente, contactos com mil e uma pessoas, associações, viveiros, certificadoras... fizemos tudo o que podíamos sem resultado, mas não podíamos desistir. sabíamos que tínhamos a razão do nosso lado.
Acreditamos que muitas vezes os "gabinetes" por muito boa vontade que tenham não se conseguem libertar das diretivas, decretos e regulamentos, tal como neste nosso país não nos conseguimos libertar das hierarquias, títulos e afins...
Ao aproximar-se o início de mais uma campanha começámos a ficar nervosos, ver que nada foi feito, ver que não conseguíamos (como era óbvio) plantas em MPB, decidimos voltar a apelar à união de quem produz.
Juntos conseguimos!!! conseguimos provar que é mesmo verdade que a união faz a força e que, como se diz, a razão... vem sempre ao de cima.
Sem comentários
Enviar um comentário