O email que enviámos para os nossos clientes que encomendaram cereja começava assim:
"Olá, muito boa tarde! 😊
As suas cerejas também estão assim?
Se recebeu cerejas em mau estado ou, se entretanto, ficaram assim num abrir e fechar de olhos, por favor avise-nos. Faremos o crédito de imediato."
Se há coisa que nos custa é repetir erros. Já temos a experiência de anos anteriores, sabemos que os frutos de caroço, especialmente as cerejas, nectarinas e algumas ameixas, são frutos tão desejados quanto problemáticos.
A dificuldade em perceber se estão ou não com qualidade tem a ver com o facto de nos chegarem sempre lindas e radiantes e ao fim de um, dois ou três dias, literalmente de um momento para o outro, ficam neste estado...
Sabemos da dificuldade de produzir cerejas em modo biológico (por alguma razão está na lista dos "Dirty Dozen" )
Sabemos que é um produto muito sensível e que nos últimos anos tem tido imensos problemas de qualidade (não queríamos estar na pele dos produtores de cereja bio).
Em produção biológica, como sabem, os produtos permitidos são muito pouco eficazes no combate às doenças instaladas e em anos como este em que há muita chuva e humidade na Primavera, os fungos instalam-se sem dó nem piedade.
Este ano já tínhamos desistido das cerejas quando um dos nossos parceiros nos sugeriu e quase garantiu que estas sim, estavam ótimas. Chegaram lindas e saborosas, por isso, decidimos incluí-las nos cabazes. Mas, da noite para o dia, começaram a apodrecer.
Estas "coisas" acontecem, acontecem sempre, mas muito mais quando estamos a trabalhar com produtos frescos.
O que, no meio de todo o stress de percebermos que enviámos fruta a apodrecer para casa dos clientes, nos deixa de alguma forma mais "descansados", é saber que serão todos ressarcidos com uma nota de crédito imediata.
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