Já há morangos ...(a dizer baixinho)


Desolador o nosso campo...
Há duas semanas um calor imenso, o nosso morangal cheiinho de flor, era um regalo vê-lo. Tudo apontava para uma excelente colheita a semana passada.
De repente a temperatura baixa 10º e começa a chover desalmadamente. E lá se vai tudo. Morangos molhados não são morangos abençoados.
É verdade já temos morangos !! e devia ser uma maravilhosa noticia. Queria estar a dizer alto e bom som - JÁ TEMOS MORANGOS !!!" mas não estou ... - e porquê ? perguntam.
já temos morangos mas temos litros e litros de chuva  a cair-lhes em cima e temperaturas de fim de Inverno a meio da Primavera. Há duas semanas que andamos a deitar morangos fora, poucos é certo porque com este tempo as flores não vingam, os morangos não amadurecem. Os nossos deliciosos morangos não conseguem resistir. Mas na esperança que as previsões acertem (parece que a partir de sábado já não chove) acreditamos que vamos conseguir ter morangos a partir de 3ª feira. (se errarem vamos ter que os substituir ...)

O tempo manda e este Maio deu-lhe para estragar a vidinha aos agricultores porque o que acontece com os morangos aqui na Quinta, repete-se com os mirtilos, com os alperces, com as cerejas ... já para não falar das arvores que estão agora em flor, este tempinho desgraçado veio apanhar ameixeiras, pereiras, macieiras em flor, é provável que muitas não resistam.
É noticia de telejornal..., ouve-se falar..., no segundo seguinte já esquecemos, e só nos voltamos a lembrar quando vemos que o nosso cabaz continua monótono e a escolha reduzida.
Não imaginam o que isto nos custa a nós os que estamos aqui deste lado. Querer dar-vos o melhor e não haver. Supostamente estamos na Primavera tempo de fruta nova e renovação na horta.
Telefonamos para os nossos fornecedores e a resposta tem sido: "- não podemos garantir ... " ou simplesmente "- não há nada"
Por aqui temos dezenas de tabuleiros de plantinhas para passar para o chão, temos o chão encharcado sem qualquer hipótese de lhe mexer nos próximos dias...
Estou a escrever e a pensar: - devem achar que só nos sabemos lamentar ..." mas não é lamentar é mesmo constatar :-)




2 comentários:

  1. Que pena! Mas se cobrirem os morangos como no espaço ao lado (á direita) acaba-se esse problema!

    ResponderEliminar
  2. vai tudo correr bem, o tempo vai melhorar e as produções vão resistir:)

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.