Já temos as cerejeiras




Que bom !! Já comprámos  1000 cerejeiras e logo que cheguemos a mais 500 voltamos a comprar mais. 
Entretanto porque achamos que quem começa tem que acabar, falámos com a Ana e pedimos-lhe que nos contasse um pouco da sua história. 



"Somos a Ana e o Zé, temos 3 filhos e o nosso trabalho com a agricultura biológica começou há pouco mais de 20 anos entre a produção animal de cabras, ovelhas, vacas, aves e abelhas; e a produção de hortícolas. Em 2010 direccionámos a nossa produção apenas para a fruticultura e apicultura. Elegemos um local no centro de Portugal chamado Cova da Beira onde entre montanhas e vales se produzem frutos de elevada qualidade, principalmente em altitude e, também, perfeito para a agricultura biológica, onde a par dos nossos pomares, as abelhas encontram áreas fabulosas de vegetação natural da Serra, a Serra da Gardunha. Reconstruímos uma casa em granito, instalámos  as abelhas e iniciámos a plantação de 5ha de pomar em 2011. Nos anos que passaram, após a introdução das abelhas em diferentes locais da montanha, foi incrível ver a expansão da abundância e biodiversidade, quer nos prados quer nas árvores antigas que já existiam no local.


Em Junho de 2017 fizemos a primeira colheita de cerejas das árvores que plantámos e, em Agosto, dia 14, um fogo de várias frentes e sem um único bombeiro para lhe fazer frente, varreu toda a montanha até às quatro paredes da nossa casa que o Zé deixou acompanhada de aspersores de rega, pois não estávamos lá nesse dia! Nessa mesma noite o Zé conseguiu subir a montanha ardida e apagar tudo o que ardia à nossa porta, pois os tubos do aspersor também já haviam ardido. Pensámos que não havia mais nada para arder, mas menos de um mês depois, no dia 8 de Setembro, eis que outro fogo invade outro pomar localizado a 17 km da nossa casa, com 6 ha, que plantámos em 2015 e embora as árvores não tenham ardido queimaram-se com o calor (cozendo por dentro), assim como todo o sistema de rega.


No total morreram 81 enxames, 53 arderam juntamente  com a colmeia, os restantes 28 morreram devido às altas temperaturas e sufocadas pelo fumo.


Esta é uma história como tantas mais... Investimos todo o que tínhamos... as ajudas do nosso Estado não sabemos quando vão chegar. Elas são de 50% do investimento elegível e segundo uma tabela de preços de referência que não são realistas, especialmente no que diz respeito às abelhas. A questão é que, como não temos os outros 50% esta ajuda não nos ajuda. E ainda devemos investir os 100% e enviar as facturas para um reembolso, sem prazo, dos 50% !


De qualquer forma decidimos recomeçar com a Ajuda de Amigos que fazem campanhas entre os seus clientes, outros que nos facilitam os pagamentos e com muita Fé neste propósito que é devolver a vida a um lugar que ninguém quis salvar. Se pisarem este sítio saberão onde vamos buscar a nossa Fé!
Bem hajam por lerem, por ajudarem, por estarem neste mundo!"



Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.