Desperdício


Não são só as lojas (supermercados e mercearias) que geram desperdício, o desperdício começa no campo.   
Apesar do principio ser diferente o resultado é o mesmo. 
Passando pela escolha (absurda) e cada vez mais apertada na senda de fingir que os produtos nascem todos perfeitos e acabando no método de exposição na loja "tipo montanha". 
Não há agricultor que não sofra ao ver o produto do seu trabalho ser desperdiçado.

Quantas e quantas vezes depois de planear, plantar, cuidar e apanhar se chega à altura de vender e não há quem compre... e "os frescos" chamam-se frescos porque  não podem ser guardados em prateleiras à espera de melhores dias. 

Evitar o desperdício foi algo que esteve muito presente quando pensámos este projeto. 
Os cabazes permitem-nos ir ajustando os stocks que temos no campo e assim evitar efectivamente o desperdício. 
E por isso é tão importante sabermos que podemos contar com os nossos clientes se não todas pelo menos semana sim semana não. 
E é por isso que é tão importante para nós o compromisso. 
E é por isso que os nossos clientes são realmente muito especiais (não me canso de o dizer) porque aceitam o compromisso, porque percebem que nem todos os produtos da horta nascem perfeitos, porque se ajustam aos stocks que lhes vamos oferecendo. 
Chegar ao fim de um ciclo de trabalho e dedicação e saber que podemos contar com os clientes para darmos aos nossos produtos um destino digno é só, espetacular! 

E quando vão de férias sabemos que é altura de pôr a nossa cozinha de produção a bombar para que todos os excedentes da horta de Agosto vão parar dentro de frascos que mais tarde vão encher as suas despensas. 

Quem pode pedir melhor? 



Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.