Os Morangos

 O Morango 


A jóia da coroa cá da Quinta! Um pequeno fruto que faz toda a diferença. Como a Natureza manda, nós colhemos morango durante os meses mais quentes do ano. Ainda assim, passamos o ano inteiro a ouvir, com um tom esperançoso - “já têm morangos?” - e odiamos ter de dizer que não, mas sabemos que é assim que tem de ser. Esperamos meses até ao seu retorno e vale tanto a pena! 


Produzimos tendo sempre em mente poder chegar a todos os que os querem provar, mas sendo uma cultura sensível nunca sabemos se vamos ter a menos ou a mais. Este ano estão a rebentar por todo o lado com a pressa de serem saboreados, por isso antes que venha uma chuvinha, venha aproveitar!  




Cultivo


Os estolhos são plantados entre Novembro e Janeiro.  Estolhos são guias que as plantas dos morangueiros produzem e é a partir dessas guias que se reproduzem. Os estolhos são semi enterrados no solo e começam a produzir raízes. Essas raízes ficam a hibernar em câmaras frigoríficas até serem plantados em pleno inverno. Imagine o tempo que os morangueiros ficam na terra até começar a produzir a Maio. 

 

Porque é que os morangueiros se plantam em “camalhão” ou seja porque é que são plantados a alguma altura do solo e em plástico? Como são plantados no Inverno, época de muita chuva, e as raízes não gostam nada de ficar encharcadas é importante que fiquem num local que permita o escoamento da água. O plástico para além de ajudar a manter o “camalhão” também evita as ervas e ao aquecer o solo no verão acelera a maturação. O “camalhão” também acaba por ser um grande aliado de quem faz a colheita, permitindo que a posição seja um pouco menos desconfortável.

 

Quando começam a produzir, os morangueiros tornam-se plantas muito sensíveis, detestam humidade e frio. São muito atreitas a fungos, ácaros e outras doenças, o que torna a produção biológica do morango, porque não tem as armas químicas da produção convencional, numa, quase, roleta russa. Já nos aconteceu mais do que um ano perder toda a produção prematuramente.

 

As plantas necessitam de cuidados diários. É preciso cortar as guias novas que tiram força ao morangueiro, é preciso retirar as folhas velhas, as ervas que vão nascendo entre linhas. Enfim é um trabalho que só acaba lá para Setembro quando as plantas decidem que já deram tudo e está na altura de descansarem.

 

Há milhentas variedades. Todos nos lembramos dos morangos cheios de molho bem encarnadinho. Essas variedades de morangos estão praticamente extintas. Por serem as mais saborosas são também as mais frágeis, não se compadecendo com viagens de milhares de kms e tempo em prateleiras.

 

Nós usamos a variedade Albion. É um meio termo entre os super deliciosos morangos de antigamente e os morangos modernos. É uma variedade muito sensível a mudanças de temperatura, humidade, chuva... basta uma semana menos ensolarada para perder logo algum do seu doce. Mas é precisamente por ser mais frágil do que o usual mas é também tão saborosa. É por isso que temos que lhes perdoar sempre que ficam um pouco mais desenxabidos :)

 

Só uma dica: Os morangos detestam ser molhados. Ficam tão irritados o que ativa a sua acidez.




Conservação


No frigorífico - Cá na Quinta não somos adeptos de guardar o morango no frigorífico. Apesar de se preservar durante mais tempo sem amolecer, acaba por perder alguma da sua doçura e sabor característico. No entanto, se achar que se vão desperdiçar, mais vale sempre prolongar a vida do morango em vez de deixar apodrecer. 


Congelados - Se gosta de comer morangos fora da época aproveite quando estão no seu melhor para os congelar. Os morangos podem ser congelados, mas tendo sempre em mente, que visto serem compostos maioritariamente de água, já não podem ser descongelados. Ou seja, os melhores usos para o morango depois de congelados são diretamente para um blender para fazer gelados, sumos e smoothies. 


Conserva - Se quiser aproveitar os seus deliciosos morangos fora de época, a melhor opção é transformá-los num doce ou geleia. Sempre com o cuidado de esterilizar o frasco, o doce pode conservar-se durante muitos meses, tendo apenas em atenção o aparecimento de bolor no topo que é facilmente removível.   


Desidratar - Se tem um desidratador pode simplesmente cortá-los em fatias e desidratar ou fazer uma polpa, diria para misturar alguma banana, já que o morangos quando desidratado realça a sua acidez, espalhe num tabuleiro forrado com papel vegetal e coloque no desidratador. Depois de pronto pode cortar em fatias mantendo o papel para que não se colem as fatias quando guardadas.

 

 

 



Usos do morango


Em fresco - Sem lavar (o biológico), o morango é uma fruta ótima para comer fresca, seja sozinha como acompanhada por outras bagas e frutas à sua escolha. Podemos ainda ir mais longe e usá-los numa salada fria, em cocktails, sangrias, limonadas, tudo o que a imaginação e o gosto permitir.  


Batidos e smoothie bowls - O morango é daquelas frutas que fica bem com quase todas as outras. Pode juntá-los num batido ou numa bowl de fruta com sementes, granola, ou o que lhe apetecer e rapidamente tem um ótimo lanche para os dias mais quentes. Esta é também uma ótima forma de utilizar os morangos congelados. 


Doce ou geleia - Esta é uma ótima opção para manter aquele sabor de verão durante o ano todo, respeitando os ciclos da Natureza. 


Bolos e sobremesas - Existem imensas opções para quem quer transformar morangos numa sobremesa deliciosa. Desde a tarte de morango, ao crumble, ao cheesecake, ao gelado e por aí fora. 




Benefícios e propriedades 


Os morangos são muito ricos em água, como grande parte dos frutos de verão e tem um valor energético quase exclusivamente proveniente de hidratos de carbono. 


Sendo um alimento rico em fibras, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. A presença de zinco e vitamina C estimulam ainda a agilidade mental. Adicionalmente, a vitamina C ajuda a fortalecer o nosso sistema imunitário. 


Curiosamente, não é só a cenoura que é boa para os olhos, o carotenóide responsável por dar a cor vermelha ao fruto - a zeaxantina - está presente também no olho humano. Ao consumir o morango, ajuda a proteger os olhos da luz solar e dos raios ultravioletas, podendo até prevenir o futuro aparecimento de cataratas.


Para além destes benefícios, o morango também possui propriedades antioxidantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias. 


Os morangos são ainda uma fonte relevante de micronutrientes tais como, folatos, potássio e manganês. Em menor quantidade, possuem ainda ferro, fósforo, magnésio e vitamina E. 





Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.