A Seca.




Esta é uma fotografia do trigo barbela ...

Já não dá para contornar o tema. 

Claro que no dia de hoje é um problemazinho. Tudo é relativo. Mas, na realidade do nosso país é um problema que não dá para contornar. 

É devastador ver toda esta terra seca como não estaria no mais quente dia de Agosto. Por aqui ainda temos muita sorte. Temos água nos poços e nas charcas (charcas são mini lagos). A Quinta tem uma várzea grande junto ao rio pelo que o nível friático está mais à superfície. 

Mas há muita e muita gente, mesmo aqui no Oeste (já para não falar no Alentejo e todo o interior) que já está a racionar a água. 

Com esperança que venha mais tarde? sim, mas a verdade é que as épocas das coisas estavam muito bem definidas pela natureza. No Inverno a água não prejudica as culturas de inverno mas muita chuva no Verão estraga tudo.  As cerejas racham, os morangos apodrecem, assim como todos os restantes frutos vermelhos, e por aí fora. 
E a chuva tardia traz humidade. Nem quero pensar no tomate, os pepinos, o pimento ou a courgette a levarem com muita humidade em cima...
A juntar à falta de água vêm estas temperaturas absolutamente surreais. Em tempos normais falta de chuva no Inverno é sinónimo de muito frio e geadas matinais. 
Estamos com dias quentes e noites amenas de Verão. Estas temperaturas são mais um problema a acrescentar à falta de água. Há muitas árvores de fruto que necessitam de temperaturas baixas no Inverno, é importante haver um corte (hibernação) no ciclo vegetativo para explodirem na Primavera. Sem esta diferença de temperatura acabam por não saber a quantas andam e a probabilidade de haver baixas produções é muito grande.  

Os meses que se seguem não trarão facilidades. Se não chover (e muito) não vai haver água para rega. Mas se chover muito a partir de uma determinada altura, vai estragar as produções. 

Claro que os problemas têm a sua escala de comparação. Neste momento este é só um problemazinho. De qualquer modo tenhamos esperança. Esperemos que estas secas sejam apenas birras da natureza e que para o ano volte tudo ao normal. 




Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.