Da desconfiança à desilusão.

 


Nas primeiras semanas de produção os morangos eram LINDOS!!!  Tão lindos, que mais pareciam falsos, que mais parecia impossível serem biológicos. Tão lindos, que geram desconfianças. É sempre assim. Todos os anos. Ao ponto de nos sentirmos quase que "culpados" por termos morangos tão bonitos. Ao ponto de sentirmos que devemos explicações sobre a beleza dos morangos. 

E explicámos. No inicio da produção as plantas estão no seu auge. Os cuidados que temos a preparar e melhorar o solo são compensados. Com o passar das semanas e com a planta a acusar algum desgaste começam a ficar mais pequenos mas ainda assim lindos. 

Mas continuamos com o máximo de cuidado. Tanto porque sim, como porque são o produto de verão por excelência. Bons morangos bons proveitos e afinal é dos proveitos que todos vivemos. 

A produção de 12 anos de morangos já nos deu muitas alegrias mas também muitas tristezas. Já tivemos anos maravilhosos como por exemplo o ano passado, como também já tivemos anos em que as plantas morreram todas nas primeiras semanas de colheita. E nesses anos dá vontade de chorar. 

Depois de 5/6 meses a cuidar da cultura, plantar, mondar, limpar... ao despontar dos primeiros frutos foi-se tudo. Ficámos sem o nosso produto de excelência. Perdemos o rendimento dos morangos mas infelizmente perdemos também muitas encomendas. Ficámos mesmo muito tristes. Coisas que assumimos quando decidimos produzir em modo biológico. 

Estas duas últimas semanas estão a ser terríveis aqui na Quinta. O excesso de calor está a bloquear tudo. São os tomateiros a ficar doentes, as plantas das abóboras muito queimadas, os pimenteiros que não passam da cepa torta... sabem quando tudo de enrola e nada depende de nós? 

E os morangos Meu Deus!!! para além do escaldão (imaginem-se desprotegidos a levar com este sol em chapa) que faz cair abruptamente a produção quase que para zeros, estamos com um ataque de Lygus, um insecto que deforma o fruto, picam as flores e o morango cresce todo deformado. Num morangal convencional haveria produtos que rapidamente acabariam com este problema. Ok, deixariam um rasto de outros problemas que iriam sendo debelados com outros tantos produtos químicos. Soluções rápidas, eficazes mas com consequências nefastas para o equilíbrio do ecossistema. 

Nós vamos ter que usar as armas que temos, as tais amigas do ecossistema mas inimigas dos resultados rápidos. Há que aplicar, cuidar e, porque não, rezar. 

Mas nós não somos produtores de morangos. Nós somos produtores de muitos e maravilhosos produtos. Produzimos durante todo o ano, trabalhamos durante todo o ano, cuidamos durante todo o ano, temos despesas durante todo o ano. Temos a sorte de ter os melhores clientes de todo o sempre. Que ficam connosco durante todo o ano. Que estão connosco no bom e no menos bom. Que se deliciam com os primeiros morangos mas que continuam a encomendar estes meio encarquilhados e feiinhos Nunca é demais agradecer-vos. 

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.