Obrigatório farinha biológica ?


 

Falamos muitas vezes do processo de fabrico do nosso pão. 

Que é de fermentação lenta e realmente prolonnnngada ... o que lhe confere aquela "acidezinha" própria do processo de fermentação e que faz do nosso pão um grande amigo do intestino. 

Sim é verdade que, felizmente, há cada vez mais padarias a optar por este processo de fabrico em detrimento da utilização dos pózinhos de perlimpimpim que fazem crescer pão num abrir e fechar de olhos. 

Mas esquecemo-nos de reforçar outro ponto, no nosso ponto de vista, mais importante do que o processo de fermentação. Estamos a falar da qualidade da matéria prima. 

O facto de usarmos farinhas biológicas não é realmente uma coisa de somenos importância. 

E também é verdade que ficam pelos dedos de uma mão aqueles que assim escolhem (e arriscam) produzir.

A qualidade das farinhas é crucial para a nossa saúde. 

Na produção do cereal: Usar farinhas provenientes de cereais cujo processo de secagem é feito à custa de herbicidas porque são produzidos em países onde o sol, essencial no processo, não abunda, como são os maiores produtores de cereais do mundo, Ucrânia e Canadá. 
A acrescentar a isto o facto da secagem forçada e uniforme é essencial na redução de custos e na obtenção de uma matéria prima mais barata. 

Na transformação do cereal: adicionar aditivos às farinhas, farinhas às quais é retirada toda a gordura para terem mais tempo de prateleira, torna mais fácil a produção do pão, mas reduz a matéria prima a um "pó" de muito difícil digestão. 

Resumindo: 

Os processos são muito importantes, mas para se obter o melhor produto é OBRIGATÓRIO juntar ao melhor processo a melhor matéria prima, sob pena de ficarmos "pela rama".  

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.