Reutilizar



Março é o mês do Granel e da Reutilização. 

Deixamos o Granel para a sua maior embaixadora (ler mais em baixo*)


Vimos convidar à REUTILIZAÇÃO.

Sempre que penso na reutilização vêm-me à memória os hábitos das minhas tias. Os canos das luvas de borracha que usavam para lavar a loiça, cortados e transformados, no seu fim de vida, em elásticos; uma caixa de Planta ou Becel ou uma caixa de sapatos serviam para guardar tudo; não havia pano ou peça de roupa que não fosse passajado, acreditem que até os "vileda" não escapavam :-) 

Apanhavam-se as malhas das meias; guardavam-se os papéis dos embrulhos e os laços dos presentes de Natal para o ano seguinte; lavavam-se todos os sacos de plástico e ficavam a secar colados aos azulejos ou mesmo no estendal; havia gavetas de papéis dobrados para o que desse e viesse; as canetas eram recarregadas; os lápis gastos até ao ultimo milímetro; as caixas de bolachas serviam de caixas de tudo, os cordéis eram enrolados, um a um e guardados para uso futuro; os restos de sabonetes juntos num só; o saco de pão era de pano;  

Não havia roupa que não sofresse transformações. 


Temos dois convites... 

1. Comece por fazer um exercício.

Tentar pensar se pode dar uma nova utilização aos produtos/embalagens antes de os enviar para reciclar.

Reparar nas embalagens que abre por semana e qual o destino que lhes dá. De cada vez que abre uma embalagem pergunte-se se ela era mesmo necessária e se, pelo menos,  pode reutilizá-la.  

Pensar quantas vezes tem que despejar o caixote do plástico antes de despejar o do vidro ou do papelão. 

Guardar dentro de um saco transparente na sua sala, durante 30 dias, todo o lixo que vai para reciclar


Reciclar é imperioso, mas reciclar não é o ideal porque implica muitos gastos, gastos de (muita) energia, de (muita) água, de (muito) tempo. 


A nossa batalha principal é convidar à REUTILIZAÇÃO. 

- As caixas de cabaz: Quando pedimos que nos devolvam as caixas para que as voltemos a usar. Cada vez que uma caixa é reutilizada é mais um pedaço de madeira que é preservado. 

- Os frascos e garrafas: Quando pedimos que nos devolvam os frascos e as garrafas de vidro para que os voltemos a encher. Cada vez que reutilizamos um frasco ou uma garrafa estamos a evitar que este vidro vá para o vidrão e que inicie todo um processo onde se vão gastar muitos recursos... tempo, energia, água. 

- Os sacos dos "verdes": Quando lavamos para voltar a usar os sacos que forram as caixas dos "verdes" que são guardadas nas câmaras frigoríficas.



2. Vamos usar este mês de Março para fazer um balanço dos recursos que podemos poupar.

Reutilizar é a forma mais eficaz de poupar recursos. Se lhe faltam ideias para reutilizar frascos, aqui         ficam algumas: 

    - Os vidros para guardar alimentos no frigorifico não têm que ser caixas, podem ser frascos. Use-os para guardar alimentos no frigorifico. Um frasco pode servir para guardar sopa, arroz, massa, sobras da refeição.

    - Os frascos são ótimos recipientes para congelar alimentos, não passam cheiros nem sabores. único cuidado a ter, deixe dois dedos de frasco vazio porque já sabemos que congelar expande. 


Muitas dicas, eventos, workshops ... nestes 31 dias do mês haverá muita coisa a acontecer. A agenda completa está  aqui Eventos Mês do Granel e Reutilização. #mesdograneledareutilizacao


*Granel é sinónimo de Eunice, Eunice é sinónimo de Maria Granel. Já vos falei da Eunice noutras alturas. A Eunice é a mais incrível lutadora pela causa. O "Granel" pertence-lhe. Por isso fazemos-lhe o convite para ir até à página da Maria Granel e ouvir o seu testemunho.  


Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.