É da época?


É da época?
Como tudo na vida, há coisas tão óbvias para quem vive o assunto no dia-a-dia, que custa a entender que alguém fique muito admirado quando lhe dizemos que as maçãs que está a comprar em Março foram apanhadas em Agosto ou Setembro.

“A sério??? Então agora não há maçãs?”
Não, não há... É que as árvores nem folhas têm...
É absurda a distância que se foi criando entre a cidade e o campo. Numa sociedade que se quer cada vez com mais conhecimento, os saberes básicos perderam a importância.

Felizmente há cada vez mais pessoas interessadas em saber quando devem comer o quê.
E estamos sempre a tempo de começar. Basta estarmos atentos.
A natureza é incrivelmente sábia. Dá-nos o pão consoante a nossa fome.

No Inverno, quase monocromática, pintada de verde, oferece os legumes mais “quentes”, que na sua maioria se consomem cozinhados, sabores mais fortes e aconchegantes. As couves, as raízes, os tubérculos e as folhas verdes. Na fruta podemos contar com a vitamina C dos citrinos, sempre prontos para ajudar no combate às constipações.

E porque esta é uma época de escassez, lembrou-se a natureza de produzir durante o Verão alguns produtos de fácil conservação no Inverno, as abóboras, as batatas, as cebolas, os alhos secos... que saem da despensa para acompanhar os verdinhos do Inverno.

Soube há uns tempos (também tenho aprendido muito) que era hábito no campo guardar maçãs debaixo da cama ou no sótão durante todo o Inverno. Começavam a ficar enrugadinhas mas aguentavam meses a fio. Variedades que entretanto desapareceram. Infelizmente... Adorava conseguir encontrar umas árvores dessas.

No Verão explode a horta em cor e sabor. Aparecem os legumes e frutas mais frescos e sumarentos. Quase todos dão o seu melhor em cru com mil e uma cores e sabores. Do rei tomate, às courgetes, beringelas, pimentos, pepinos, feijão verde...
E do pomar vêm milhentos frutos, começando nos morangos, claro está. Ele são alperces, ameixas, cerejas, pêssegos, meloas e melancias, frutos vermelhos, pêras e maças....

Se a natureza dá, devemos agradecer e comer. Deixemos o que não é da época para a próxima.

1 comentário:

  1. Antigamente as gerações anteriores viviam em sintonia com a época do ano, conheciam os ciclos naturais e comiam o que a terra lhes dava... comer morangos no inverno é um luxo que sai caro, além de que não são tão saborosos como os da quinta... =)

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.