A grua já está montada!



A grua já está montada!
Se calhar ninguém deu por isso, mas ontem foi, talvez, um dos dias mais importantes da minha vida. Esperar 7 anos por uma grua é obra!
E finalmente as obras vão começar.
No dia em que pensei este projeto e o delineei na minha cabeça ele era assim: uma horta para produzir, um armazém para embalar, uma cozinha para cozinhar, um restaurante para oferecer refeições, uma academia para ensinar.
Não consigo fazer pela metade e quando meto uma na cabeça ter que esperar é uma tortura, ou melhor, era. e digo "era" porque entretanto a vida obrigou-me a apreender a esperar.
E o que esperei... Nunca desisti e tinha a certeza de que íamos conseguir, havia de haver um dia em que isto acontecia.
Andei durante anos à procura de alguém que acreditasse neste projeto como um todo. Muitas vezes senti uma enorme frustração. Como era possível que ninguém visse a necessidade de fazer com que isto acontecesse?
Mas claro que só numa perspectiva muito romântica alguém ia investir numa ideia. E não só numa ideia, mas num conceito não experimentado em Portugal e muito pouco pelo mundo.
Custou muito chegar aqui. Foi duro e eu tive que ser dura. Não houve pausas nem paninhos quentes. Houve uma imensidade de trabalho, uma imensidade de dedicação, uma imensidade de horas, dias e anos passados a pensar só "nisto".  Tive a ajuda de todos os que cá trabalham ou trabalharam. Tive a ajuda de algumas amigas que estiveram sempre aqui, prontas para ajudar em troca de nada. Tive a ajuda de algumas pessoas que sempre me deram alento para continuar. Tive a ajuda de todos os que se tornaram clientes da Quinta. Tive a ajuda dos meus filhos que me incentivaram nas alturas em que me passava pela cabeça que podia esta a "hipotecar" o futuro deles.

E chegou o dia em que uma amiga (amiga desde os 15 anos), achou que valia a pena investir.
Estudámos juntas, somos madrinhas dos filhos mais velhos uma da outra, amigas desde sempre.
Não temos as duas o melhor feitio do mundo, mas há uma coisa que temos a certeza: é que podemos confiar uma na outra 100%.
Ah e tal, sociedades...  Se vai correr mal? Não, não vai. Tenho a certeza. E tenho a certeza porque este é um projeto que passa para além de nós, é um projeto de muitos e há-de ser de muitos mais. Há-de perdurar no tempo e, espero, que consiga ser para sempre um exemplo de uma nova economia, de uma nova agricultura, de uma nova forma de ver e estar no mundo. Sem romantismos e com muito pragmatismo ,mas escolhendo caminhos novos.
E não são palavras bonitas, é mesmo isto que eu quero e quando eu quero, quero muito.
E falando assim até parece que já está feito. Mas não, o que se passa é que ainda mal começou.

5 comentários:

  1. Vai ser uma realidade. Acredito na tenacidade que leva a que os projetos em que se acredita e em que se coloca o coração se realizem. Felicidades e um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boa Luisinha, fico mesmo contente!! E vou ser a 1ª cliente ! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, acredito que vai ser um êxito assim como todo o projecto da quinta , o qual adoro.Serei entao a 2a cliente 😊

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada a todas ! Já podemos começar a aceitar reservas :-)))

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.