Uma invasão silenciosa


Ai as ervas, o raio das ervas que não nos dão descanso!

Aquela paisagem linda, arrumadinha, limpinha com filas de tomate, alface, feijão verde, etc., tudo lindo e sem uma única erva é a imagem  romântica de qualquer horta que se preze.
Mas a realidade é outra: uma invasão silenciosa de ervas que dá connosco em doidos.
E o que custa andar pelo campo e vê-las num completo abuso a invadir talhões de alfaces, tomate, feijão verde... E pior, muito pior, quando "atacam" os espinafres, a rúcula e outras folhinhas mais frágeis e difíceis de distinguir no meio deste raio de ervas a que muito apropriadamente chamamos daninhas*.
A "monda" praticamente toda manual (termo técnico para a limpeza de ervas no campo) é o maior e mais inglório trabalho que pode haver numa horta biológica. Ocupa, ou deveria ocupar, 60% das horas de trabalho e de um trabalho que nunca chega ao fim.
Acaba-se de um lado começa-se de outro e duas semanas depois outra vez igual... Isto, quando há tempo, porque quando não há é invasão certa.
E depois há vários graus de invasão conforme o tempo que temos para proceder ao ataque.
Infelizmente chega a acontecer perdermos parte de culturas, principalmente agora no Verão em que tudo cresce desmesuradamente, a competição desenfreada e as mãos não chegam para acudir a tudo.
É, não tenho dúvidas, o trabalho com as mondas o que mais encarece o MPB** versus o MPC***.
Para quem não está a par destes processos convém referir que na agricultura convencional as infestantes não têm hipótese. Os herbicidas dão conta de qualquer erva.
E, para um leigo, pode parecer estranho, mas até conseguem ser selectivos.
Imagina que uma pulverização com herbicida  num campo com alfaces e infestantes mate tudo? Mas não, a verdade é que já há herbicidas "inteligentes" que conseguem distinguir as ervas boas das más e em três tempos deixam o campo maravilhosamente limpo e bonito... Não fossem os resíduos que não se vêem e não têm cheiro ou cor e esta seria a horta perfeita.

Se um destes dias quiser ter uma experiência nesta nobre tarefa combine connosco. Temos todo o prazer que venha passar o dia a mondar. Prometemos como recompensa um maravilhoso cabaz com produtos da Quinta.

* Infestantes: termo técnico para ervas daninhas
** Modo de Produção Biológico
*** Modo de Produção Convencional

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.