João Silva, o nosso Chef



Dizem que não há coincidências.
Provavelmente não.
A história entre a Quinta e o João começou há uns 4 anos. Ligou-nos a pedir uma reunião no Hotel Inspira Santa Marta, onde tinha acabado de assumir o cargo de Chef. Tendo em conta o conceito do Hotel, onde a sustentabilidade é a palavra de ordem, faria todo o sentido, na sua opinião, usar produtos biológicos na cozinha. Logo nesse dia gostei imenso do João. É muito fácil sentir empatia com ele.
Ainda voltámos a ter mais uma reunião e os nossos "encontros" ficaram por aí.
Entretanto, 4 anos depois, abrimos o restaurante. Claro que me lembrei logo do João, mas também achei que estando a trabalhar num bom hotel de Lisboa não estaria interessado em vir para a Quinta. Nem tentei.
Entretanto o restaurante abriu e os primeiros meses foram tempos atribulados. Entra Chef, sai Chef. Foram tempos muito stressantes, a sentir que as coisas não estavam a correr como deviam por uma razão ou outra.
Em Dezembro, em completo desespero, resolvi ligar ao João a perguntar-lhe se saberia de alguém.
Duas semanas depois telefona-me o João,  se o lugar ainda estivesse vago gostava muito de aceitar.
Obviamente que fiquei maravilhada. Claro que sim João !! nem queria acreditar.
E o início do ano começou em beleza com o João a assumir a cozinha do restaurante.
E espero, do coração, que a aliança entre o João e a Quinta do Arneiro seja para muitos e maravilhosos anos.
Porque o João tem excelentes e muitas qualidades.
É sem dúvida um cozinheiro TOP, porque só um cozinheiro TOP afirma que o seu trabalho se limita a respeitar a frescura que vem da horta. Ter a humildade de dar aos legumes o papel de estrelas na cozinha e ao mesmo tempo conseguir pôr isso em prática de um modo tão surpreendente é só para grandes Chefs.
Mas é também daquelas pessoas que nos inspira em todos os sentidos. Inspira pela simpatia, inspira pela disponibilidade, inspira pelo modo como leva "a água" ao seu moinho e como consegue apanhar a "água" dos outros e torna-la também sua, pela serenidade e confiança que transmite.
Tenho absoluta certeza de que com o João este nosso espaço que é uma horta, uma casa e um pouco de Restaurante se vai transformar numa referencia de cozinha do bem
Que privilégio ter o João na nossa equipa.
(e não estou a dar graxa, João :-))

2 comentários:

  1. Parabéns Chef João! E parabéns à Quinta do Arneiro por terem ido buscar este Chef tão especial. Os maiores sucessos!

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.