Árvores sem folha não dão fruta.



 A nós que cá andamos todos os dias, nem nos passa pela cabeça que pode haver quem pense que há maçãs e peras nas árvores todo o ano.

Pois não é de todo assim. As peras e maçãs estão agora a começar a formar-se, vão crescer e são apanhadas entre Junho e Setembro, conforme a variedade. 

As pereiras e as macieiras são árvores de folha caduca. No Outono caem as folhas (e claro que árvore sem folha é árvore sem fruto ... ), passam o Inverno a "hibernar" e é na Primavera que o ciclo recomeça com o despontar das flores que vão dar origem aos frutos. 

Sendo assim todas as peras e maçãs que comemos entre Outubro e Junho são maçãs que foram conservadas no frio. Não, não são congeladas. São conservadas em câmaras frigorificas. Podem ser câmaras mais simples onde a fruta fica a uma temperatura aproximada de 1 a 2 graus  ou em câmaras de atmosfera controlada onde a fruta é colocada, a câmara fechada em Agosto e só volta a ser aberta lá para Abril. Para que a fruta se conserve "tal e qual" como foi apanhada, e isto em fruta de produção não biológica, é dado um banho que "sela" a fruta e faz parar qualquer tipo de "evolução". A fruta em produção biológica não tem estas armas, é por isso natural que não se conserve por tanto tempo com "qualidade".  

E é por isso que as maçãs e as peras da produção de 2020 estão agora a chegar ao fim e claro que já com pouca qualidade. 

E é por isso que "cedemos" às peras e maçãs do "lado de baixo do mundo" onde foram colhidas há muito pouco tempo.

Só mesmo porque as peras e maçãs são, a par das bananas (essas sim produzem todo o ano) aquela fruta que "há todo o ano" e que colmata sempre as falhas entre estações. 

Só mesmo por isso. 

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.