Tem Certificado?



É um assunto recorrente mas nunca é demais falar dele. 

Temos notado, nós e os nossos concorrentes/parceiros de produção em modo biológico que há cada vez mais gente a dizer que produz ou vende produtos biológicos sem que de facto assim seja. 

Quando o termo "biológico" ajuda a incrementar preços vai de o usar como se usa o "gourmet", o "de primeira", o "exclusivo"...enfim adjetivos. Mas não é a mesma coisa. 

Um produto biológico é um produto que foi produzido segundo determinadas regras. 

O termo "biológico" não confere credibilidade só por si, deve estar SEMPRE acompanhado por um certificado. 

E lá voltamos nós aos certificados. Não é uma questão de crença. O certificado é o ÚNICO meio de fiscalização ao alcance do consumidor, o único que obriga ao cumprimento das normas. 

Se uma empresa com certificado não o respeita nas suas práticas e o consumidor o deteta, pode e deve denunciar. Se se provar que é verdade a empresa perde o certificado o que pode colocar em risco a sua própria existência. 

Se uma empresa sem certificado, mas que diz que produz de acordo com as normas, na realidade não o fizer, não há nenhuma "arma" ao alcance do consumidor para denunciar o ter sido enganado. Mais, essa empresa pode usar a qualquer momento todos os produtos químicos que lhe der na real gana. Nada a proíbe o de fazer. 

Há empresas agrícolas que dizem: "produzimos de acordo com as normas da agricultura biológica"; "só não temos certificado porque é caro" ; "não temos certificado porque não acreditamos nele" 

Há lojas que dizem que os produtos que vendem são biológicos mas não têm certificado; lojas que misturam produtos biológicos com convencionais no mesmo espaço sem qualquer tipo de distinção. 

Há lojas online que misturam, em alegre convívio, produtos biológicos e convencionais e certificado, nada. 

Muitas vezes os consumidores não percebem porque dentro da mesma loja os produtos biológicos estão embalados e os convencionais não. É verdade que é um contra senso mas é também o único modo de os separar fisicamente e evitar fraudes. Se ambos os produtos estiverem a granel como vamos saber que não foram misturados ou até trocados? 

SEMPRE que numa loja não biológica vos disserem que os produtos à venda o são tenham sempre em conta que é obrigatório estarem embalados. 

SEMPE que uma loja ou banca em mercado se designar como espaço biológico, que vende em exclusivo produtos biológicos, o certificado deve estar visível, se assim não for perguntem por ele. 

SEMPRE que uma loja online vende produtos biológicos deve ter o certificado visível, se assim não for perguntem por ele. 

Do nosso lado já aconteceu haver quem achava que estava a comprar os nossos produtos numa mercearia (espaço não biológico) porque assim lhe foi dito pelo próprio espaço. Era mentira. 

Se por acaso, numa loja convencional (ou mesmo biológica) vos disserem que vendem os nossos produtos pedimos o enorme favor de nos avisarem. 

Também já aconteceu um senhor que fazia revenda dizer aos clientes que era intermediário da Quinta e que vendia os nossos produtos. Este senhor exibia o nosso certificado que retirou do site. Nós não temos intermediários. Era mentira. 

Se por acaso isto vos acontecer pedimos o enorme favor de nos avisarem.  







Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.