A importância dos espinafres




Não, não é relva, são os nossos espinafres prontos para plantar. E vamos ver se é desta, cruzar os dedos e rezar !
Pois pode parecer mentira mas é verdade, desde Junho que não conseguimos colher 1 grama de espinafres.
Não ter espinafres na horta é absolutamente inconcebivel por várias razões:
1º porque o nosso espinafre é maravilhoso, são folhas super tenrras e frescas que basta tirar do saco, lavar e pôr na panela ou na salada (maravilhosos para salada), ou seja, aproveitamento 100%.
2º temos um monte de clientes que nos perguntam incessantemente quando voltam os espinafres.
3º são as folhas da horta mais consumidas (espero que um dia as acelgas lhes consigam chegar aos calcanhares, acho que para cozinhar até conseguem ultrapassa-los em sabor,  rendimento e propriedades)
3º cultivar espinafres deveria ser (é) fácil....

Os espinafres podem ser semeados directamente na terra ou semeados em alvéolos (placas) e depois transplantados quando atingem determinado tamanho.
Em Abril fizemos uma sementeira em placa supostamente para transplantar em Junho. Chegou a altura e não houve tempo ... porque o tempo aqui parece que resolveu estar sempre em modo de corrida de fundo, as plantas envelheceram e acabaram por não ser utilizadas. Imperdoável...
Em Julho fez-se uma sementeira directa para ver se ganhávamos algum tempo, preparou-se o terreno, estrumou-se, semeou-se e ficámos à espera que as sementes germinassem, esperámos, esperámos e nada, uma plantinha aqui outra ali...
Ok, resolvemos que o problema devia ser das sementes, podiam estar velhas. Comprámos novas,  voltámos a preparar a terra, a estrumar e a semear e mais uma vez nada !!! É verdade, parece mentira mas é verdade.
Em 22 de Setembro lá voltámos a semear, agora outra vez em placas para podermos controlar melhor a germinação, hoje 15 de outubro estão lindos e prontos para transplantar, o que vai acontecer nos próximos 3 ou 4 dias.

Entretanto ontem li no FB que caiu uma chuvada de granizo numa enorme plantação ao ar livre de espinafre biológico em Espanha e como as folhas ficaram esburacadas tiveram que cortar tudo e agora têm que ficar á espera que as plantas voltem a rebentar.
E fiquei a pensar, incrível este absurdo. Como é possivel que se estejam a "tratar" os produtos biológicos do modo que condenamos na produção convencional.
Não deveria o consumidor aceitar de bom grado folhas de espinafres esburacadas? afinal buracos são buracos e nem pesam nada ... haja paciência para estes caprichos.



1 comentário:

  1. Fundamental comer espinafres, fazem muito bem e "biológicos" é o máximo que se pode ter.
    Grata pelos ensinamentos que nos vão deixando.

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.