O certificado é obrigatório.


" Então diga-me lá como é que eu sei que estou a comprar produtos biológicos?" perguntava-me alguém um dia destes.
Pois... acredito que não seja fácil para quem não está dentro destas andanças. A verdade é que ultimamente a palavra biológico é uma enorme mais valia e então toca a usar.
Mas para podermos dizer que os nossos produtos são biológicos temos que ter um certificado.
Claro que há sempre o argumento de que o certificado não chega, acompanhado pelo discurso de que "se nos quiserem enganar enganam, até porque sabemos como isto é ... o que vale é a consciência". É verdade, não tenho dúvida alguma que a consciência e seriedade são importantíssimas, mas são importantíssimas em qualquer área das nossas vidas.
Mas depois há momentos em que temos que assumir compromissos públicos. É o preço a pagar por vivermos numa sociedade organizada. E no mundo biológico só assumindo esse compromisso podemos dizer que estamos a vender produtos biológicos.
Certificar significa cumprir as normas comunitárias e nacionais pelas quais se rege a agricultura biológica, significa fazer registos das práticas culturais, significa estar sujeito a fiscalizações da entidade certificadora, significa fazer análises aleatórias aos produtos.
Acho que faz todo o sentido. E mesmo que não achasse, as regras são estas, há que cumprir. Posso ser o melhor condutor do mundo mas sem carta de condução não posso conduzir. Posso dizer quem sou mas para o certificar tenho que ter cartão de cidadão, e mostrá-lo sempre que me pedirem a identificação.
Ora aqui a história é a mesma.
Nem terá lógica que quem produz ou vende produtos biológicos não os queira certificar, digo eu. É que certificar não é caro, dá algum trabalho, é verdade, mas é normal que assim seja. Mas o importante é que nos faz assumir um compromisso. E há quem não se dê bem com isso.
Em qualquer local onde se vendam produtos biológicos a granel deve estar bem visível o certificado. Se os produtos estiverem embalados já estarão identificados como tal pelo que não haverá essa necessidade.
Para seu bem, para bem da produção biológica, para acabar com os "xicos espertos" da vida, procure o certificado e se não o encontrar peça que lhe mostrem.
É um direito mas também um dever.



Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.