Cenouras bonitas, cenouras menos bonitas.


Todas as semanas há alguns dilemas aqui na Quinta que temos que resolver pensando e repensando todos os prós e contras.
Como sabem, a nossa primeira opção é sempre comprar português mesmo que um pouco mais caro ou menos bonito e as cenouras são um excelente exemplo.
Há uns tempos decidimos passar a comprar cenouras a um produtor português que as apanha e as envia para nós todas as semanas. Ficámos todos contentes, finalmente íamos ter cenouras nacionais, muito difíceis de encontrar.
Mas as ditas são umas grandes outras pequenas, umas direitas outras tortas, umas manchadas outras não, umas viçosas outras nem tanto. É verdade, não devem muito à beleza.
Nós mesmo assim achámos que ia ser uma enorme mais valia para os nossos cabazes porque são super saborosas.
Claro que só temos feedback destas decisões ou quando os clientes fazem o favor de reclamar (nós gostamos muito que o façam porque só assim sabemos o que pensam) ou quando as encomendas começam a baixar. No caso da cenoura o que nos chamou a atenção foram as quebras de vendas nos mercados, onde os clientes têm mais por onde escolher.
Começámos a perceber que as nossas ricas cenouras, que para nós eram um "achado", iam ficando nas caixas e voltavam para casa, mercado após mercado.
Eu continuei a insistir, "- não vamos desistir, os clientes hão-de perceber que estas cenouras feiinhas são muito mais saborosas e são nossas ... "
Mas olhando para umas e para outras e apesar de umas dizerem Origem Portugal e as outras Espanha ou Holanda, se tivermos duas caixas lado a lado e estivermos habituados ao consumo por impulso vamos com certeza comprar as bonitas e viçosas.
É importante referir que o cultivo da cenoura biológica em pequenas quantidades, como acontece em Portugal é bastante difícil e é por isso que poucos a fazem. É daqueles produtos que é muito mais fácil produzir em grande escala com grandes máquinas. Tendo em conta que a cenoura é semeada diretamente no solo e que o seu crescimento é lento vai concorrer durante muito tempo com as infestantes (ervas "daninhas") e vai precisar de ser mondada mais do que uma vez. Ora este é o trabalho mais caro e difícil numa horta biológica e é aqui que grandes extensões com grandes maquinas ajudam muito.
Mas grandes extensões com grandes máquinas implicam mono produto e mono produto implica termos que pôr de lado algumas das regras que nós achamos essências em modo de produção biológico.
Enfim, agora ficava aqui a falar convosco e tinha muito mais para vos dizer mas porque não quero abusar da vossa paciência fico por aqui. Espero ter conseguido alertar-vos para mais um pequeno grande pormenor.
Gostaria de vos propor, e a mim me incluo, a "perder" algum tempo no ato da compra.
Porque quem vê caras não vê corações, deixemo-nos conquistar pelo coração da cenoura portuguesa :-)

2 comentários:

  1. Eu recebi essas cenouras feias e adorei, de facto muito mais saborosas que as outras mais bonitas, prefiro as portuguesas sem sombra de dúvida

    ResponderEliminar
  2. Não era só o mau aspecto que é logico que não impressiona á vista, era tb a magreza delas que tirando a pele com o raspador..pouco sobrava, e ai o mais caro sai mais caro ainda,eu adoro o biológico e não compro mais porque não posso, mas aceiro os buracos nas alfaces, mas dispenso estas cenouras magrinha e com péssimo aspecto.

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.