Se correr... apanha !!




A semana passada os morangos foram motivo de discussão acesa aqui na Quinta. 
Todas as 5ªs feiras organizamos a composição dos cabazes para a semana seguinte, é por isso às 5ªs feiras que temos que decidir o que vamos ter em quantidade suficiente para todos os cabazes e o que só temos para alguns dos cabazes.
Normalmente não são decisões difíceis, uma semana vai isto para o mais pequeno, na semana seguinte vai aquilo.
Agora quando se trata de morangos tudo muda. É mais do que compreensível que depois de tantos meses à espera destes deliciosos morangos, e sim são mesmo deliciosos, (tanto que todas as madrugadas são brutalmente atacados por caracóis e lesmas que tentamos caçar todas as manhãs) estejamos ansiosos por nos voltarmos a deliciar com eles. É mesmo assim que deve ser quando chega a época.
Para vos ser sincera, se houvesse hipótese do sistema seleccionar os pedidos dos clientes por ranking, ou seja, temos 100 kg de morangos vão para os 200 clientes que mais cabazes encomendaram durante o ano, era assim que eu faria.
Mas o nosso sistema informático não atinge estas subtilezas...
Por isso, decisão minha, na primeira semana de morangos ou há para todos ou não há para ninguém.
Eu sei que me avisaram que provavelmente não iam chegar, eu sei que sim.
Fui mais uma vez ao campo olhar para os morangos, havia muitos verdes, se o fim de semana for quentinho eles amadurecem, pensei ...
E arrisquei.
O fim de semana foi fresco, os morangos não amadureceram e pensando bem estamos em Abril... em circunstâncias normais o tempo ainda estaria fresco, alguma chuva... este Abril foi atípico mas ainda há poucas flores nos morangueiros, que só costumam começar a produzir em quantidade lá para meados de Maio.

Esta semana os morangos geraram o caos aqui na Quinta. 
Chegados a 4º feira já faltavam morangos para metade dos cabazes... chego ao escritório e sou fulminada com trezentos olhares críticos tipo: "nós bem avisámos!!"
A Bruna se pudesse acho que me batia ... não é só o facto de não haver morangos, é que contando com eles, já tinha feito dezenas de faturas, agora ia ter que fazer créditos, era preciso enviar um recadinho para todos, responder aos clientes que não vêm os recados e se apressam a ligar a reclamar a sua falta.
Eu só tenho é que pedir desculpa. Aos clientes que estavam a contar com os morangos e não os receberam, à Bruna, ao David, ao Pedro, ao Eduardo e a todos aqui na Quinta a quem compliquei a vida.

Bem sei que vender morangos é vender morangos mas não consigo conceber estar a vender morangos a quem só se lembra de nós nesta época e estar a deixar os nossos clientes para trás.  
Fiquei a pensar como fazer para que não volte a acontecer.
E como a necessidade aguça o engenho, não só vamos resolver o problema dos morangos como conseguimos fazer um excelente upgrade na utilização do nosso site.
Vamos conseguir fixar o stock máximo para cada produto.
Sendo assim enquanto houver stock há morangos.
Agora já não somos nós que temos que decidir uuffff !!! Que alívio :-)
Quanto mais depressa encomendar mais probabilidades tem de os apanhar. 


Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.