Kale, um amor tardio

Tenho que vos confessar que não era super fã da Kale. Ou melhor, sempre achei que era a melhor couve para os sumos detox, mas nunca me convenceu muito noutras utilizações. Eu bem tentava fazer a salada de couve massajada mas nunca me saia bem. 

Também é verdade que foi passado 30 anos que voltei a sentir vontade de me dedicar à cozinha. 

A minha cozinha era uma cozinha do despacho, velocidade que não é de todo compatível com o facto de, cá em casa, nos termos virado para os vegetais. A cozinha vegetariana pede tempo e mood. Foi esse mood que começou a florescer neste ultímo ano, até despontar realmente nos últimos meses.  

E foi nesse processo que decidi parar para aprender a massajar a kale. Encontrei o click que me faltava para passar a ser uma super fã de kale.

E a partir daí ( vai ser até enjoar) como todos os dias uma salada de couve Kale e não só,  massajada. Acredito que para alguns seja um termo vulgar na cozinha, mas para outros ouvir falar em couve massajada seja deveras estranho :-) 

Pois bem, aqui vai a receita. Experimentem e depois dêem noticias. Já sabem, o truque está na massagem. 

Ingredientes: (podem sempre ser alterados, o que conta é a base de couves massajadas) 

Couve Kale, Couve Roxa (ou coração, lombardo...), Cebola Roxa, Pepino, uma fruta (maçã, ameixa, pêssego, mirtilos, morangos...)   

Como fazer: Retirar os talos das folhas de kale. Rasgar as folhas em pedaços mais pequenos, laminar a couve roxa, juntar as couves numa taça, juntar vinagre (idealmente de arroz ou cidra, mas também pode ser balsâmico ou de vinho) e sal grosso. Massajar, massajar, massajar....ou seja agarrar as couves numa mão cheia e apertar, apertar... depois juntar a cebola em rodelas bem finas e o pepino aos quadradinhos. Escolha uma fruta e corte em meias luas. Tempere com azeite e corrija o vinagre e o sal. No fim pode ainda salpicar com nozes ou amêndoas. Fica mesmo top, top. 

E agora é que vai ser toda a gente a esgotar a tela na horta :-) 


Importante: faça a salada pelo menos meia hora antes de servir para que as couves tenham tempo de "cozinhar" no vinagre, o que as vai tornar mais suaves. Legumes diferentes, cortes diferentes, é uma regra que faz toda a diferença nas saladas. 

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.