Fingers Crossed!

Parcela Norte                                         

Sempre com o coração nas mãos. 

Talvez seja um exagero sim, mas sempre que o nosso morangal sofre uma ameaça ficamos em suspenso. Não é fácil produzir morangos em modo biológico. As ameaças são algumas e duas ou três podem ser devastadoras. 

O ano passado tivemos um problema na raiz das plantas, os poucos morangos que houve acabaram em Junho. Foi uma enorme tristeza. E quando digo tristeza é mesmo tristeza, não é uma força de expressão.

Este ano, numa tentativa de não colocarmos os ovos todos no mesmo cesto, temos duas parcelas de morangal em zonas bem diferentes. Uma parcela numa várzea, um local mais quente e abrigado, o local ideal para estes dias mais frescos de primavera. Outra parcela no local mais alto da Quinta onde o vento norte bate com força, acredito que ideal para os dias muito quentes de verão. 


Parcela sul

Entretanto é engraçado perceber que já há diferenças entre as duas parcelas. A parcela sul começou a produzir mais cedo, a norte está a produzir morangos com calibre mais pequeno. As plantas estão mais vigorosas na parcela mais abrigada, mas é também nessa parcela que estão a aparecer as primeiras ameaças. 

Ácaros. Sim também há ácaros que atacam plantas. No caso do morangal é uma das piores ameaças, por isso é tão importante estarmos muito atentos aos primeiros sinais de ataque. Logo que demos por eles  espalhámos auxiliares. O que são auxiliares? pergunta. São insectos, neste caso só visíveis à lupa, que se alimentam de pragas, neste caso de ácaros. 

As flores são a casa ideal para estes auxiliares, por isso são tão importantes no controle das pragas. Temos flores espalhadas por todo o lado,  infelizmente não estão junto às parcelas de morangos. Mas como mais vale tarde que nunca já começámos a semear, a ver se ainda vêm a tempo de nos ajudar. 

Estamos cheios de esperança. Acreditamos que os auxiliares que espalhámos nos vão ajudar e que os ácaros vão desaparecer. 

Entretanto há outras pragas menos preocupantes que andam por aí. A nossa missão é andar com os olhos bem abertos e atacar, com as poucas armas que temos, logo que haja algum indício. 

Fingers crossed 😊






Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.