A Beringela


Aquele fruto com uma cor, um brilho e um toque aveludado maravilhosos. Está a achar que nos enganámos? Pois não. 

A Beringela é mesmo um fruto, e pertence à família do tomate, batata e pimento entre muitos outros. Dão pelo nome de Solanaceaes. 

É uma família que se guarda para aparecer no Verão onde consegue todo o seu esplendor. A Beringela veio do Sudoeste da Ásia cheia de vontade de se juntar aos parentes que já andavam por cá há mais tempo. 

A mais conhecida é a roxa e alongada, mas há beringelas de vários tons e formatos. 


Cultivo 


A Beringela dá-se muito bem com calor. Precisa de bom alimento, pelo que solos férteis são a sua melhor morada. As plantas devem ser conduzidas, tal como o tomate, para que não comecem a ganhar “braços” que as fazem transformar-se em pequenos matagais. Em média desde que plantamos as pequenas plantas até começarmos a colher passam 70 a 90 dias. Detestam o frio, as primeiras noites realmente frias podem acelerar o seu fim.  

Quanto a pragas, talvez o piolho seja o que mais aparece aqui pela Quinta. É importante dar por ele cedo para tentar que não aumente fazendo lavagens com água e detergente (biológico claro). Quando conseguimos encontrar joaninhas podemos ficar mais descansados. São as verdadeiras “deglutonas” de piolho. Há um fungo, o oídio, que é também comum nas solanaceas. Rezamos para que não apareça porque o seu controlo em modo biológico é muito difícil. 

Para manter as plantas saudáveis o ideal é fazer crescer perto delas plantas/flores que atraem os auxiliares (as famílias boas de insetos que nos ajudam a controlar os “maus”).


Conservação 


Em fresco:  Tal como a maior parte dos frutos/legumes da horta, o ideal é que nunca necessite de passar pelo frigorífico. As beringelas que produzimos não entram no frio o que ajuda muito na sua conservação. O frio, para além de retirar sabor, cria humidade no fruto, humidade essa que vai torná-lo basso, desidratado e mais atreito a fungos. 

Se as suas beringelas ainda não entraram no frio, deixe-as de fora. Conseguem conservar-se em temperatura ambiente (amena) pelo menos uma semana. 

Congelar: sim a beringela pode ser congelada, mas primeiro prepare-a. Corte-a tal como a vai querer consumir, dê-lhe uma fervura muito rápida e deixe arrefecer antes de colocar no congelador.

Marinadas/Pickles: Um ótimo método de conservação. Coloque-as cortadas em tiras ou rodelas dentro de frascos esterilizados, regue com vinagre aromatizado com especiarias, junte sementes de funcho ou outras de que goste, pode juntar dentes de alho, folhas de louro... a sua imaginação e gosto são o limite. Estes Pickles conservam-se durante um ano. 



Cozinhar Beringela 


A Beringela acabada de apanhar é firme e brilhante. Pode ser preparada de várias maneiras. Mas há sempre que ter em atenção que logo que é cortada oxida, o que faz com que o interior bem clarinho depressa fique castanho. Para evitar, regue-a  logo que a cortar com sumo de limão. 

A beringela é um fruto com muita água, pelo que antes de cozinhar também é bom que “escorra”. Corte a seu gosto, salpique com sal grosso e coloque num recipiente furado (por ex: passador) para que possa drenar a maior parte da água. Este processo também ajuda a perder o sabor meio amargo que lhe é característico. Depois deste processo tem mil e uma maneiras de as cozinhar. 


Saltear : numa frigideira cortada em pedaços, rodelas, meias-luas, etc...


Fritar : apesar de ficarem ótimas fritas às rodelas passadas por pão ralado, antes de fritar deve grelhar ou assar porque em cru são uma verdadeira esponja de óleo. 


Grelhar : grelhe fatias finas de beringela, tempere com azeite e ervas. Use em massas, numa salada de quinoa, como recheio de uma sanduíche, ou guarnição de uma pizza. 


No Forno: beringelas recheadas, ficam deliciosas. Corte no sentido longitudinal, retire o recheio. Saltei o recheio bem picadinho com outros legumes a gosto ou carne picada (ótimo para usar sobras de carne), tempere com ervas (vai muito bem com tomilho) recheie as beringelas, polvilhe com queijo e leve ao forno.  

Se preferir pode assá-la inteira mas para isso não se esqueça de as picar antes. 


Puré: pode usar beringelas assadas para fazer o puré ou optar por cozer. 


Estufar: pode sempre juntar a outros legumes e fazer um estufado. É um prato muito fácil e fica sempre bem. Pode variar nos molhos, entre tomate...caril... um pesto... 



Benefícios e Propriedades 


Sendo um fruto de verão e como a Terra nos dá exatamente aquilo que precisamos, quando precisamos, este é um fruto muito rico em água. Esta característica aliada às suas substâncias antioxidantes, ajuda a prevenir doenças cardíacas, a diminuir os níveis de colesterol “mau” e é ainda um ótimo anti-aging, visto retardar o envelhecimento precoce da pele. 


Visto conter bastante água, ser rico em fibras e apresentar um baixo teor calórico, é também um ótimo aliado à perda de peso. Provou ainda ser benéfico para pessoas que sofrem de diabetes, ajudando também na sua prevenção. 


Adicionalmente, por possuir propriedades anti-inflamatórias, ajuda a regular a pressão arterial, melhorando assim a circulação sanguínea. É ainda conhecida por prevenir anemia, dado ser uma fonte de ácido fólico, e também por promover a saúde do cérebro e a melhoria da memória.  


Além disso, é um grande amigo da nossa flora intestinal, pois ajuda a prevenir problemas digestivos através da eliminação toxinas, facilitação da digestão e da regulação do trânsito intestinal. Por fim, este é um alimento que nos nutre de vitaminas do complexo B e de nutrientes, tais como, o cálcio, o magnésio, o ferro, o potássio e o zinco. 


















Fontes: 


https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/beneficios-da-berinjela/ Acesso: Julho 2021

https://www.tuasaude.com/berinjela/ Acesso: Julho 2021




Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.