O Maracujá

 O Maracujá


O maracujá é um fruto tropical com origem no Brasil. O maracujá é o fruto da planta cientificamente conhecida como Passiflora, nome que dizem ter origem na época em que os missionários espanhóis chegaram ao Brasil e ao verem a sua flor lhe atribuíram esse nome como símbolo da paixão de Cristo.   

Existem vários tipos de maracujá que variam em cor, tamanho e até sabor, existindo dos mais ácidos aos mais doces. Atualmente, já existem variedades que são produzidas na Europa e até em Portugal, por exemplo temos o mais conhecido maracujá de São Miguel, produzido, como o nome dita, na Ilha de São Miguel, nos Açores.

 


Cultivo 


O maracujá é uma planta sensível, mas que adora o calor, todo o sítio onde estejam mais de 25ºC é ideal. No entanto, podem também ser produzidos em climas mais frios. Quando são cultivadas em climas tropicais demoram cerca de 6 meses do plantio até dar fruto, mas em climas mais frios podem demorar até 12 meses. Se bem tratadas, as plantas dão fruto quase todo o ano e apenas deixam de produzir se forem expostas a um Inverno muito rigoroso. 


Como qualquer fruto, as abelhas e vespas são as suas melhores amigas, pois fazem todo o trabalho enquanto polinizadoras. Se não forem devidamente polinizadas, as flores murcham e caem no dia seguinte. Com a garantia da polinização natural ou manual, a flor transforma-se em fruto após 2 a 3 dias. 

O maracujazeiro é uma planta trepadeira que pode atingir até 10 metros de altura, sendo assim necessário ter em conta o espaço que será necessário para que a planta se possa desenvolver. 


O solo bem adubado e drenado é essencial para a planta se desenvolver, o excesso de humidade pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento. O tratamento do solo, o controlo da humidade e temperatura (quando possível) é essencial no combate aos fungos. 


É necessário, também, ter atenção às pragas que podem surgir, nomeadamente os pulgões, os percevejos e as lagartas. Os pulgões, por exemplo, são pragas que afetam várias culturas e no caso do maracujazeiro podem ter sérios riscos na planta e pode até ser necessário arrancar a planta atacada. Um cuidado que se deve ter é distanciar a plantação de outras que sejam hospedeiras deste insecto, tais como o pepino, o tomate, a melância, a abóbora e a ervilha. 


Conservação


Em fresco: O maracujá é um fruto que se conserva bem. Se deixar fora do frigorífico e longe da exposição solar leva 2 a 5 dias para amadurecer. É muito fácil identificar quando já está pronto a comer - quando está verde a casca é lisa, ao amadurecer a casca começa a enrugar. Deve ter atenção para não enrugar demais, o “sweet spot” é estar um pouco enrugada e que esteja ainda firme ao apertar, mas não dura. Se quiser acelerar o seu processo de amadurecimento, pode colocá-los ao lado de bananas ou maçãs maduras, estas libertam gases que ajudam ao amadurecimento do maracujá. 


No frio: Depois de maduro deve colocá-lo no frigorífico para estagnar o processo e assim fazer com que aguente mais uns 7 dias. Se já estiver aberto, pode passar a polpa para um recipiente hermético bem fechado e colocar de volta no frigorífico, deste modo aguenta também por volta de 7 dias até estragar. 


No congelador: A polpa do maracujá pode também ser congelada. Um dos melhores truques, é colocar a polpa juntamente com as sementes em cuvetes de gelo, assim que estiver congelada pode retirar das cuvetes e guardar num saco de congelamento. No congelador, o maracujá dura por volta de 8 meses até já não estar bom para consumo. Se deixar descongelar, não volte a colocar no congelador, pois há um grande risco de propagar bactérias nocivas. 



Usos do maracujá 


Para além de poder comer em fresco, ao cortar ao meio e retirar a polpa com uma colher, o maracujá tem muitos outros usos. Aqui estão algumas das sugestões que adoramos: 


Bebidas: Para além do simples e delicioso sumo de maracujá, tanto ao natural como acabados de sair do congelador, o maracujá pode ser colocado num processador e misturado com qualquer outra fruta para criar um delicioso smoothie. Pode ainda utilizá-lo para dar um toque diferente à sua limonada ao acrescentar a sua polpa. Em dias de festa, pode também utilizar a sua polpa para fazer os mais variados cocktails. 


Gelados: Em forma de mousse ou de sorvete, o gelado de maracujá é muito simples de fazer e uma excelente alternativa aos típicos gelados, tanto  para refrescar num dia quente como para servir à sobremesa. Existem várias receitas de gelados cremosos, no entanto, para quem quiser fugir à lactose e/ou a produtos processados, pode fazê-lo com apenas 2 bananas maduras, 2 maracujás e uma manga. 


Doces: Desde a mousse, à tarte, ao semi-frio, o maracujá pode ser utilizado em inúmeras sobremesas. Pode adicionar apenas a polpa como cobertura ou introduzi-lo na base da receita. Se quer uma sobremesa fresca, mais leve ou vegan, o maracujá é uma excelente opção. 




Benefícios e Propriedades 


O maracujá é conhecido pelo seu efeito calmante e tanto as folhas, como as flores ou o fruto podem ser utilizadas como remédio caseiro através de chás e tinturas. Visto ser composto por substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso, é um ótimo aliado para quem sofre de ansiedade, depressão, insónias e até de hiperatividade e inquietação. Até para ajudar a baixar a pressão alta causada pelo stress pode fazer maravilhas. 

Por possuir propriedades que relaxam o corpo e os músculos, pode também ajudar a aliviar os tremores associados à doença de Parkinson, as dores de cabeça causadas por rigidez muscular ou tensão nervosa, e ainda a diminuir as contrações no útero e consequentemente as dores durante os dias de menstruação. 

A nível estético, visto ser rico em antioxidantes, pode ajudar a retardar o envelhecimento da pele e pode ainda ajudar a emagrecer por conter propriedades diuréticas. 

Além disso, por ser rico em fibras, ajuda ainda a regular os níveis de glicose e colesterol no sangue e promove o bom funcionamento do trânsito intestinal. 

Devemos ter em atenção que o efeito colateral mais comum no seu consumo excessivo é a sonolência. A folha do maracujá é onde se acumula a maior quantidade de propriedades calmantes, no entanto, deve apenas ser utilizada para fazer chás ou infusões, pois o seu consumo puro pode ser tóxico. Ainda assim, deve ser utilizada com cautela e consumida com moderação.





Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.