O Tomate no Plural


 

O TOMATE. 

Deve ser referido no singular... dizem. Até em regras de "etiqueta" dá cartas. O tema que se repete todos os anos nesta época, e do qual nunca é demais falar. Um super fruto de verão. Aguardado há meses e meses. aqui ficam em jeito de alíneas as regras que deve ter em conta para consumir o melhor tomate. 

A ÉPOCA DO TOMATE: 

este clima fresquinho do Oeste, atrasa um pouco o inicio da época. Começa durante o mês de Junho e torcemos para que acabe o mais tarde possível, mas nunca depois de Outubro. Normalmente, porque sabemos o quanto começa a ser desejado com o inicio da Primavera, o primeiro que juntamos aos cabazes  vem do Algarve, onde a produção começa mais cedo. 
O tomate fora de época não tem metade do sabor. E porquê?, pergunta. Porque o tomate é um fruto e como todos os frutos precisa de estar maduro para estar no seu auge de sabor. O único processo natural de amadurecimento de uma fruta é através de uma determinada quantidade de horas de exposição ao sol e á luz. 
No tomate fora de época o vermelho é induzido através de um processo químico. Parece maduro mas na verdade está verde.  

TOMATE HÁ MUITO 

Há mil e uma variedades de Tomate. Há quem colecione variedades. Há quem cultive centenas de variedades. Por cá também já cultivámos muitas variedades, mas chegamos sempre à conclusão que os mais "básicos" são os mais saborosos. No topo da tabela sempre o CORAÇÃO DE BOI, uma variedade portuguesa, frágil e cheia de humores. A planta é bem mais atreita a problemas, o fruto não aguenta grandes manipulações... são estas dificuldades que o retiram das prateleiras do grande retalho mas são as mesmas dificuldades que o tornam tão único. 

COMO CONSERVAR O TOMATE: 

Nunca deveria ser refrigerado. O frigorifico queima o tomate, retirara-lhe sabor e torna-o mais atreito a fungos. Infelizmente na cadeia de comercialização a refrigeração é assumida como obrigatória . Se o tomate que compra já vem de uma cadeia de refrigeração, terá que o conservar no frio. 

O Tomate da Quinta nunca vai ao frio. Aconselhamos vivamente a que o mantenha fora do frio. Conserva-se no seu melhor 2 a 3 semanas. O cherry e mini chucha estão ótimos durante um ou mesmo dois meses. 

O ESTRANHO CASO DO "TOMATE DE SALADA" 

Aquela "mania" de chamar "Tomate de Salada" ao tomate verde, sem qualquer sabor é realmente um estranho fenómeno. Seguindo este critério também estaríamos a comer morango verde, banana verde, abacate verde, pêssego verde .... ninguém nos proíbe mas que não sabe a nada não sabe .... O Tomate verde é bom para fazer pickles, chutney... no fundo para cozinhar ... nunca para comer em cru. 

Felizmente que os nossos clientes ficam agradados com o grau de maturação do tomate que chega a suas casas. 

E vamos lá aproveitar a maravilhosa época do maravilhoso tomate!!! 

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.