Somos todos Formigas.



Com o verão a chegar ao fim ...  se ainda não fez a sua reserva para o Inverno aconselho a que aproveite a última rodada de Verão. 


Como sabem há vários modos de conservar os produtos da horta e uns que resultam melhor do que outros. Todos sabemos que o tomate é o produto com mais modos de conservação e que melhor se conserva, mas há outros como o pimento, os frutos vermelhos, até as uvas ... e para todos eles é agora ou nunca. Estamos a entrar no último mês de todos eles. Com muita sorte vão até Outubro mas já com muito menos qualidade... 


Se não tem tempo ou até prefere comprar as nossas conservas, molhos e etc... (o que achamos muito bem :-)) não deixe de congelar alguns produtos. É fácil, rápido e dá sempre muito jeito ter algum tomate, pimento ou frutos vermelhos congelados. 


Todos eles se bem acondicionados duram bastante tempo. 


O que se deve evitar: 

- congelar produtos que já não estão no seu melhor estado. 

- que se crie gelo no interior das embalagens. 

- embalar sem ter em atenção o espaço que as embalagens vão ocupar. 


Aqui ficam algumas dicas práticas que podem ajudar: 


- Use sacos para embalar a vácuo (mesmo que não tenha uma máquina de vácuo). Pelo facto de serem mais grossos evitam a produção de gelo no interior, aumentando a qualidade e o tempo de conservação e podem ser reutilizados. 
- Os produtos devem ser embalados de modo a que os sacos fiquem o mais “espalmados” possível. Ocupam muito menos espaço. Uma máquina de selar sacos dá muito jeito. Permite fechar sacos “espalmados” e evita qualquer entrada de ar. 

- O tomate deve ser bem espremido antes de ser congelado. A água só ocupa espaço. 

- Pode congelar tomate cortado em pedaços de vários tamanhos mas também passar num processador e congelar já em polpa. 

- O pimento pode ser congelado cortado ao meio já com o interior limpo ou ás tiras, conforme o modo como o for utilizar. Pode fazer sacos com uma mistura de pimentos verdes e vermelhos para usar em estufados, assados, recheios ou sopa. 

- os frutos vermelhos podem ser congelados em cru ou depois de cozinhados já com uma calda. Neste caso convém congelar em frascos. 

O vidro é uma ótima forma de congelar porque não deixa absorver sabores, só tem que ter cuidado e não encher até cima. É importante deixar um ou dois dedos do frasco vazio para suportar o aumento de volume. 

 

A combinação ideal para congelar legumes: sacos de embalar a vácuo e uma máquina de selar. (Claro que o ideal do ideal é ter uma máquina de vácuo, mas ocupam bastante espaço e não têm propriamente preços simpáticos. Para quem tem uma horta, congela muitos produtos e tem espaço em casa, então sim talvez valha a pena ter uma máquina de embalar a vácuo.)


Como veêm é fácil sermos todos cigarras :-)

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.