Ovos na Páscoa



Páscoa faz lembrar ovos, ovos faz lembrar a falta que nos fazem. 

Continuamos desesperadamente à procura de ovos, não ovos de chocolate, mas ovos de ouro. 

Quem está connosco há mais tempo sabe bem o que nos esforçamos para conseguir ovos "verdadeiros", de galinhas realmente felizes. Depois de muito insistir lá conseguimos. Durante uns anos tivémos os melhores ovos. Produzidos na Cucumbi, uma herdade em Santa Susana, no Alentejo. 

As condições eram perfeitas, os ovos eram maravilhosos. Até ao dia em que, feitas as contas, os donos das galinhas perceberam que estavam a ter prejuízo e decidiram reduzir o bando para menos de metade. De um dia para o outro ficámos sem estes ovos maravilhosos. 

Ficámos tão tristes quanto zangados. Não havia direito. 

Desde esse dia não temos ovos para oferecer nos cabazes. 

Desde esse dia que andamos à procura de ovos produzidos de um modo que nos agrade. 

Porque não foram comprar outros? há muitos produtores de ovos biológicos. 

Sim, é verdade. Mas, e lá vem o mas,... ou são pequenas produções que não têm centro de classificação e que por essa razão só podem vender no próprio concelho ou nos concelhos limítrofes, ou estão muito longe e não compensa a deslocação, ou são de grandes explorações que juntam a produção de ovos  biológicos à produção de ovos convencionais. São biológicos mas não é a mesma coisa. 

Nós queremos ovos de galinhas não só bem tratadas como acarinhadas, livres, soltas e alegres. Queremos ovos produzidos com paixão ... Somos malucos? talvez, mas temos a certeza que vamos encontrar ovos de um produtor apaixonado. 




Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.