Acerca dos 6%

 


Esta semana os preços dos produtos constantes de uma lista oficial vão baixar 6%. Espetacular!! ou nem tanto... 

Do nosso lado comprometemo-nos a calcular os nossos preços (estou a referir-me a produtos que compramos) retirando os 6% de IVA. 

Mas será que esta medida vai ter impacto e vai ajudar a baixar os preços? 

Não nos parece. 

Retirar o iva a um produto não implica que esse produto mantenha o preço que dai resulta durante um determinado período de tempo. 

Dia 18 vamos reduzir o preço dos produtos que comercializamos que contam da lista oficial em 6%. Isto não tem como consequência que o preço desses produtos se mantenha sempre igual. E não, não será um aproveitamento da situação, é mesmo porque os preços flutuam, uns mais, outros menos.  

Alguns como a batata, a cebola ou a cenoura que normalmente compramos a um preço estável, se essa estabilidade se mantiver, os 6% vão refletir-se em desconto efectivo. 

Outros como o azeite que temos em stock, retirando os 6% somos nós que perdemos em margem. Mas ok, felizmente não temos grandes stocks. 

E depois há ainda outros produtos que são mais inconstantes nos preços, a courgette, por exemplo,  ainda está a um preço bastante alto, mas com o avançar do verão vai baixar. Claro que nestes casos, em que os preços flutuam ora para cima ora para baixo, o consumidor não tem como controlar se está a beneficiar do da taxa 0% de iva. 

Para vos ser sincera penso que estas medidas não irão ter grande têm impacto em produtos frescos, isto tendo em conta que a maior parte deles têm preços que flutuam à semana. 


Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.