Esta semana os preços dos produtos constantes de uma lista oficial vão baixar 6%. Espetacular!! ou nem tanto...
Do nosso lado comprometemo-nos a calcular os nossos preços (estou a referir-me a produtos que compramos) retirando os 6% de IVA.
Mas será que esta medida vai ter impacto e vai ajudar a baixar os preços?
Não nos parece.
Retirar o iva a um produto não implica que esse produto mantenha o preço que dai resulta durante um determinado período de tempo.
Dia 18 vamos reduzir o preço dos produtos que comercializamos que contam da lista oficial em 6%. Isto não tem como consequência que o preço desses produtos se mantenha sempre igual. E não, não será um aproveitamento da situação, é mesmo porque os preços flutuam, uns mais, outros menos.
Alguns como a batata, a cebola ou a cenoura que normalmente compramos a um preço estável, se essa estabilidade se mantiver, os 6% vão refletir-se em desconto efectivo.
Outros como o azeite que temos em stock, retirando os 6% somos nós que perdemos em margem. Mas ok, felizmente não temos grandes stocks.
E depois há ainda outros produtos que são mais inconstantes nos preços, a courgette, por exemplo, ainda está a um preço bastante alto, mas com o avançar do verão vai baixar. Claro que nestes casos, em que os preços flutuam ora para cima ora para baixo, o consumidor não tem como controlar se está a beneficiar do da taxa 0% de iva.
Para vos ser sincera penso que estas medidas não irão ter grande têm impacto em produtos frescos, isto tendo em conta que a maior parte deles têm preços que flutuam à semana.
Sem comentários
Enviar um comentário