Animais, sim ou não?

 



Animais na agricultura, sim ou não? 

Há uns dois anos fui ao podcast da Vera Kolodzig "Kólogica" (se quiser ouvir clique AQUI ). 
Na altura, e sendo ela vegan, perguntou-me qual era a minha opinião sobre a produção animal e a atividade agrícola. 

Disse-lhe o que achava. Continuo a achar o mesmo. 

Lembrei-me de vos falar deste tema ao olhar pela janela do nosso novo escritório e ter à minha frente um rebanho de ovelhas a pastar nas nossas terras. Um privilégio duplo. 

São do Sr. Jorge, pastor dedicado, que trabalha de sol a sol para manter um rebanho de ovelhas que pastoreia diariamente. É a sua profissão, tem as suas ovelhas bem tratadas, pouco ganha com o leite que vende para queijo, mas tem paixão pelo que faz. Bem sei que ele prolonga o ciclo de produção de leite dos animais para "uso próprio", mas eu não duvido que se pudéssemos perguntar a estas ovelhas se preferiam não ter nascido ou serem criadas pelo Sr. Jorge, elas escolheriam a vida e a vida que o Sr. Jorge lhes proporciona. 

É a história do Sr. Jorge e eu admiro estas histórias. 

Como agricultora sei bem a falta que os animais fazem num processo de agricultura sustentável. São eles que produzem o estrume, principal alimento para o solo. 

No fundo o homem começou a trabalhar a terra ao mesmo tempo que foi domesticando certos animais. 
Os animais domésticos como determinámos chamar-lhes, eram mesmo isso, partilhavam casa com os homens. Dormiam em espaços comuns, eram alimentados e cuidados até ao dia em que eram mortos para servir de alimento aos que até ali cuidaram deles. 

Mas havia, e continua a haver, uma grande diferença. Uma coisa é criar, outra produzir.  

Os animais eram criados e depois consumidos, é certo, mas, na minha opinião, num processo bastante digno. Faziam parte dos dias de festa. A mim faz-me todo o sentido. 

O problema começou quando deixaram de se criar animais para se produzir. 

Não vou entrar por aí , porque daria "pano para mangas". 

O que vos queria dizer é que criar animais é, não só trabalhoso, como exige muita dedicação e cuidado.

Como é obvio o Sr. Jorge nunca poderia ter este rebanho de ovelhas se não pudesse retirar rendimento e nós não iamos ter a sua ajuda para fertilizar o solo.  

A agricultura como prática não seria a mesma coisa se não houvesse animais na história.  

Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.