Comia esta folha. ?



Acho que perante esta pergunta, a maior parte de nós, felizmente, diria sem hesitar que sim.
"-Claro que comia!"
Agora vamos parar para pensar. Imagine que está no mercado e encontra uma caixa onde estariam misturadas folhas lindas, intactas com outras, como esta com alguns vestígios da visita dos caracóis ou afins.
Quais escolheria para levar para casa?
É verdade, racionalmente podemos achar óbvio que as folhas esburacadas não devem ser desperdiçadas mas na hora da escolha ninguém as quer.
Oferecidas ok, mas pagar por folhas esburacadas?
E afinal quais as razões que me poderiam levar a gastar dinheiro em folhas esburacadas em detrimento de folhas imaculadas?

1)  não lhe sairão mais caras porque os buracos não pesam.
2)  os buracos não alteram o sabor
3)  saber que as folhas que saem da horta todas imaculadas foram "protegidas" por um produto químico, diga-se de passagem, super eficaz, e que à primeira vista até tem um aspecto inofensivo (umas simples bolinhas azuis que se espalham no chão) mas que como é óbvio contaminam a terra a água e a nossa saúde.
4)  saber que qualquer outro combate mais leal, outras formas de tentar expulsar caracóis e lesmas são muito pouco eficazes, principalmente se a área for grande. Podemos espalhar cinza, casca de ovo partida ou aparas de madeira no chão o que vai impedir que passem por cima, ficam "enrolados" e não conseguem avançar mas basta chover um pouco para já não resultar; podemos usar cerveja ou levedura de cerveja em recipientes juntinho ao chão são atraídos pelo cheiro e caem lá dentro mas vale o que vale porque não podemos espalhar recipientes em toda área
. Podemos andar a apanha-los à mão (e já o fizemos) mas para além do enorme custo o trabalho no campo é tanto que não nos sobra tempo para a caça aos caracóis e lesmas.
5)  Saber que num campo de folhas verdes há sempre caracóis ou lesmas, e serão mais quanto maior for o grau de humidade. Quando chove não há quem os pare. A refeição preferida é o pequeno almoço muito madrugador ou um jantar ao cair da noite. Vê-los a comer desalmadamente as folhas que deveriam ir lindas para os cabazes não é fácil, acreditem.
6)  perceber que os buracos nas folhas não são "defeito de fabrico", e que o custo de produção de um campo não sai mais barato pelo facto de andarem por lá os caracóis, consequentemente as folhas "esburacadas" deveriam ter o mesmo preço das imaculadas.

E é por todas estas razões que nos cabazes que saem da Quinta também vão folhas que já alimentaram estes lindos bichinhos rastejantes.
E é muito bom saber que os nossos clientes apreciam esta pequena contrariedade e lhe dão valor.
E é por podermos falar convosco destas pequenas coisas tão importantes que tudo isto vale a pena.

Claro que ficamos muito contentes se nos quiser vir fazer uma visita e ajudar na tentativa de redução da população de moluscos na nossa horta.





2 comentários:


  1. ************ WOW ************************ lindas as fotos e a escrita >>>>>
    vou partilhar e DESEJO vos o MAIoR SUCESSO >>> sem limite

    GRATiDÃO pelo vosso AMOR e CORAÇÃO
    BEM HAJAM

    ResponderEliminar
  2. As folhas que têm buracos feitas pelos caracóis são as mais saudáveis, pois significam que não têm produtos tóxicos!
    São chamados de alimentos biológicas e devem ser os preferidos pelos consumidores!

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.