Ai a Fruta Biológica...!!


Estamos no Verão, supostamente época de fruta em abundância, pois a verdade é que não há nada. Telefonamos para uns e outros, produtores disto e daquilo e a resposta invariavelmente é: - está tudo muito atrasado; - este ano não há quase nada.
A produção de fruta biológica em Portugal já de si é escassa, não é fácil produzi-la no nosso país, a humidade conjugada com o calor são o campo perfeito para fungos e outras pragas.
A maior parte de quem se inicia nestas lides prefere produzir hortícolas, o risco é muito menor, se uma produção corre mal podemos fazer outra logo de seguida. Com a fruta é tudo diferente, se um ano corre mal temos que esperar pelo ano seguinte. Vejam o que aconteceu este ano com a cereja, o mesmo está a acontecer com a ameixa. Os nossos morangos estão com problemas ..
Claro que o consumidor não faz a mínima ideia destas dificuldades. Mais uma vez nos damos conta do importante que é informar.
Claro que quem recebe um cabaz em casa e não faz a mínima ideia das dificuldades que por aqui passamos. O cliente está há tanto tempo à espera de fruta boa e nós a dizermos que está quase aí e afinal nada. A semana passada garantiram-me que as ameixas eram boas ... espanholas mas boas ... afinal sabor era zero, apanhadas completamente verdes para "aguentarem" muito tempo é no que dá... muito difícil mesmo.
Hoje é 5ª feira, dia de fazer os cabazes para a próxima semana e cá estamos nós à procura de fruta pelo país e infelizmente a termos que recorrer ao estrangeiro.
Não tarda estamos a começar a plantar o nosso pomar de fruta variada. Queremos muito fazê-lo.

2 comentários:

  1. É mesmo pena... Acabo por me ver obrigada a comprar fruta não biológica para poder ter alguma variedade... :(

    ResponderEliminar
  2. E nós aguardamos esse pomar, que sim, fruta nacional Bio é tão difícil de encontrar. Bjs Tude Palma

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.