Os cabazes andam monótonos!



"- Os cabazes andam monótonos." dizia outro dia uma cliente.

Realmente não é fácil mudar hábitos. Quando, durante 3 ou 4 meses o que nos chega a casa são verdes e mais verdes, folhas e mais folhas, couves e mais couves, chega um dia que nos apetece desistir . "- Quero lá saber de comer produtos da época! Quero tomate, pepino, courgette ..., só com couves, folhas verdes, nabos, beterrabas e pouco mais não me entendo!"
Se lhe posso dar um conselho, não desista, se pensar bem, monótono é ter todo o ano sempre os mesmos produtos para comer. Ok, tem-nos de todas as cores e feitios, mas também são sempre os mesmos.
O que nos falta é olhar para os legumes de um modo diferente e aprender as mil e uma facetas de cada um.  
Normalmente ao olharmos para um lindo molho de brócolos, por exemplo pensamos automaticamente em brócolos cozidos para acompanhar ... isto ou aquilo.
Mas um molho de brócolos é MUITO mais do que isso! dá para comer em cru, em sumos, saladas, transforma-los em couscous... num delicioso pesto ... ou cozinhados: em sopa, salteados, em puré, gratinados ou ... cozidos e isto sou eu a dizer que não sou perita na matéria.
Concluindo: triste  é não sermos nós a decidir e deixar-mo-nos ir pelo caminho fácil da abundância ilusória.

3 comentários:

  1. Que bom transformar uma frase menos positiva num texto muito bonito! :)

    ResponderEliminar
  2. Estou tão feliz com os vossos cabazes....Puder ter fruta e legumes da época com confiança...Aí as maçãs! E os kiwis? Maravilha! A couve pack Choi e os brócolos nem se fala, as vezes ponho no arroz e fica tão bom ��. Pena que há pessoas que não dão valor às coisas da época e não saberem o bem que fazem.E que quanto mais feio e pequenos melhor ��! Continuação de excelente trabalho e amor pelo que fazem ��

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com essa cliente!

    Aliás eu até acho que vocês têm mais diversidade do que muitas bancas em mercados! Adoro e é dificil estar uma semana sem encomendar. Um beijo

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.