O outono a chegar à horta



(e o site está mesmo, mesmo, mesmo, mesmo quase)

E é mais um outono a chegar à horta com temperaturas de verão. É engraçado porque sinto que este discurso tem sido recorrente nos últimos anos. As temperaturas de verão estendem-se pelo outono dentro, o que nos faria pensar que seria possível estender as culturas de verão por mais uns tempos...
Mas a natureza não se deixa enganar. As horas de luz são tão ou mais essenciais do que a temperaturas. Os dias exageradamente quentes, mesmo assim, não chegam para compensar as noites frias e húmidas.
Esta é a semana de dizer adeus aos MORANGOS.... às courgettes e às beringelas.
O Tomate ainda se vai aguentando com muito esforço, talvez mais uma ou duas semanas, mas já nada tem a ver com o tomate de Agosto. Já não consegue amadurecer do mesmo modo, o sabor já é bem diferente.
Mas não vamos ficar tristes, até porque, a bem dizer, já estamos com tomate, courgette e morangos pelos olhos ... claro que pensar que só vão voltar a aparecer lá para fim de Maio de 2018 causa uma certa nostalgia antecipada...
Mas a horta não pára e o que aí vem já traz saudades.
E porque outono é tempo de couves esta é também a semana das primeiras couves !!! a kale e a galega, as couves de folhas, porque são as que crescem mais rápido já estão prontinhas para a primeira colheita.
No campo já estão plantadas a couve-flor, os brócolos, as couves corações ...
E a fruta de Outono já aí está também !! as nozes, as amêndoas, as romãs e os marmelos e já daqui a nada as castanhas. Os frutos sumarentos e frescos de verão dão lugar aos frutos quentes de inverno.
O que gostávamos ? Que aceitassem o desafio da natureza e dos nossos cabazes:
Comer da época o que é da época!


Sem comentários

Enviar um comentário

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.