Uma 'Visão' acerca dos ovos e das galinhas



"Mas estudos e especialistas garantem que os sistemas de produção alternativos são mais cruéis para as aves - à solta, morrem mais, têm mais doenças, são comidas por predadores e canibalizam-se"
Este texto é parte do subtítulo do artigo da Revista Visão da semana passada sobre " O mito da galinha "do campo""
Da autoria do mesmo jornalista que há tempos escreveu um "magnifico" artigo sobre " A fraude nos biológicos".  Nota-se a mesma linha de pensamento.
Para vos ser sincera, até gostei de saber que este senhor conseguiu encontrar estudos que comprovam que animais "encurralados" em alguns cm2  são muito mais felizes e saudáveis, e vivem com níveis de bem estar muito maiores do que as pobres e infelizes galinhas que temos aqui na Quinta que entram em absoluto stress, com tanto espaço à disposição.
Tudo isto teria graça se não houvesse quem realmente tente convencer-nos de que é verdade.
São 10 páginas de uma tentativa caricata para demonstrar que 1+1 são 3.
Felizmente os consumidores estão cada vez mais atentos e mais interessados em perceber como é produzido o que lhes chega à mesa.
Tentar convencer que a carne de um frango que atinge o peso ideal para ser abatido ao fim de 35 dias de vida é tão boa como a de um que demora 80 dias a chegar  ao mesmo peso, é tarefa impossível, mas este artigo tenta.
Enfim, é triste perceber como estas mega industrias agro-alimentares seja lá do que for, pensam os produtos apenas numa perspectiva de rentabilidade e como as novas regras, tão bem vindas, que obrigam a mudanças no sentido certo perturbam tanto, ao ponto de haver quem escreva um artigo no mínimo absurdo.






2 comentários:

  1. Li o artigo da fraude nos biológicos e foi claro que se queria criar lobbies para as grandes cadeias de supermercados continuarem a sobreviver à custa da saúde e desinformação das pessoas. É incrível como já não bastanto nos "envenerarem" de forma sorrateira no dia a dia em quase tudo o que nos oferecem para nosso consumo, têm o displante e coragem de tentar convencer-nos de atrocidades como as que vêm escritas nestes artigos. Isto para mim é crime público.

    ResponderEliminar
  2. A Visão é farta na desinformação (política, social e mundana), com base em situações com elementos verídicos, que por norma não são representativos (já dizia o Aleixo: para a mentir ser segura e atingir profundidade, tem que trazer à mistura qualquer coisa de verdade). Para além das "fake news" agora têm agora as "dumb news". Coitadinhas das galinhas que são atacadas por predadores: É UM FENÓMENO NOVO NA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES (pelo menos desde que as raposas e os mangustos se tornaram vegan).

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.