Uma Ovelha Assustada


Vai fazer 2 semanas no domingo que a nossa ovelha, que normalmente anda à solta a passear pela Quinta, desapareceu.
Foi encontrada 5 dias depois muito magoada nas patas. Andou imenso em alcatrão, inflamou as patas, a inflamação generalizou-se, está muito debilitada mas vai com certeza recuperar.
Mas o triste é saber o que a assustou e a fez fugir em correria desesperada.
Foi mesmo um grupo de crianças que resolveu correr atrás dela como se de um touro e uma pega se tratasse.
Teria sido diferente o desfecho se ela tivesse cumprido.
Vezes sem conta nos perguntam se há animais na Quinta. Principalmente quando há crianças no grupo.
Achamos sempre que nas visitas à Quinta o foco devem ser os vegetais que crescem na Horta. É importante que as crianças (e os adultos) saibam como crescem os vegetais que chegam a suas casas. Mas sim, temos alguns animais.
Mas a verdade é que por vezes faz alguma impressão perceber como as pessoas lidam ou olham para os animais. Animais não são coisas..., animais têm as suas rotinas, gostam de viver em paz, gostam de silêncio, pouca agitação.
Que as crianças gostem de os observar, ter contacto com eles é mais do que natural, devia mesmo ser obrigatório.
Mas deveriam ser ensinadas a respeita-los. Felizmente há muitos pais que se preocupam com isso, mas outros há que não.
Há mesmo alguns que vêm os filhos a maltratar os animais e acham graça.
Faz-me lembrar quando há uns tempos, me deparei com esta cena: umas crianças com paus na mão a bater numa árvore e atirar quilos e quilos de tangeras ao chão, como se fossem pinhatas. Poderia ser considerada uma  traquinice..., não fosse haver um pai a olhar divertido com a situação...

Serão este género de comportamentos coisas sem importância?




4 comentários:

  1. Incrível :-(
    As melhoras da ovelhinha ❤️

    ResponderEliminar
  2. Fiquei chocada e muito triste com esta descrição. A falta de civismo, educação e respeito das pessoas (crianças e adultos) deixa-me perplexa. Só me vem à cabeça a frase "o senso comum não é assim tão comum".

    ResponderEliminar
  3. Olá Luísa! Em primeiro lugar queria referir a alegria com que a vi na reportagem na TV, alertando para o grande desperdício que constantemente observamos à nossa volta. Sou bastante poupada, assim me ensinaram os meus pais e esse ensinamento entranhou de forma consistente. Mas, tenho de admitir que convosco ainda mais aprendi, e hoje aproveito coisas que anteriormente desperdiçava, como a rama de beterraba, ou a rama da cenoura. Pois bem, a vossa mensagem vai passando e a nossa nave agradece. Queria ainda perguntar pela vossa ovelha, que gostava de saber recuperada. É lamentável o desrespeito pelos animais, e penso que o seu memorando pode ter feito "acordar" os mais distraídos com a educação do filhos. Obrigada por contribuir para um mundo melhor. Um grande abraço, Julieta.

    ResponderEliminar
  4. Respeito é um dos valores a reforçar. Cabe a todos nós não olhar para o lado quando o respeito se torna desrespeito.

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.