Carne, sim ou não?

 

O tema da carne é um grande tema. Hoje, ao passar pelo Instagram vi este video do Guy Watson a falar sobre a produção de porcos e achei que fazia sentido juntar-me a ele e falar um bocadinho sobre o tema.  

Perguntam-me muitas vezes o que acho sobre o assunto, se consumo, se acho que se devem continuar a criar animais para nos alimentarem, se faz sentido, e se faz como faz sentido. 

O que vou deixar aqui é mesmo e só a minha opinião, a minha opinião baseada na experiência como agricultora, mais do que como consumidora. 

Os animais fazem falta no ciclo de produção. O estrume animal, seja em fresco ou já "processado", diria que é imprescindível para termos um solo bem nutrido. Se não houver consumo, criar animais que nos ajudam a manter um solo fértil vai acabar. Criar animais de uma forma correta é caro, ninguém irá ter capacidade económica para criar animais só porque sim. 

Saber que os animais vão morrer, a mim pessoalmente não é o que mais me "atinge", o que me entristece mesmo é saber o modo.   

E é também no modo como os animais são "produzidos" que está o problema.  Basta o facto de se usar o termo "produção animal" para percebermos que algo está errado. Os animais não se produzem, criam-se. 

Criar um animal é respeitar a sua natureza, é proporcionar-lhe condições para ter uma vida feliz e saudável, é disponibilizar-lhe espaço, contacto com a terra e bom alimento. 

Todos sabemos as condições em que 99,999% dos animais que consumimos nascem, crescem e morrem. , e se não sabemos é só porque preferimos viver na ignorância da famosa frase "eu não quero saber". 

Mas já agora: 

Os porcos são criados entre baias, nem sobre si mesmos conseguem rodar, passam toda a sua vida sem dar um único passo. Ficam presos do principio ao fim da vida, quanto menos movimento, mais depressa engordam e mais "tenra" é a carne. 

O gado "de engorda" (vacas), tal como o nome indica, nasce para engordar. Engordar o mais possível, no mais curto espaço de tempo possível. Ficam estabulados do principio ao fim da vida, quanto menos movimento, mais depressa engordam e mais "tenra" é a carne. 

Os frangos, perus e afins vivem confinados a um aviário onde moram "aconchegados" por outros milhares de semelhantes. Ficam acotovelados do principio ao fim da vida, quanto menos movimento mais depressa engordam e mais "tenra" é a carne. 

E isto tudo para podermos carne barata, porque sendo barata podemos comer muitaaa.... 

Felizmente há cada vez mais pressão para que os animais passem a ser criados com respeito. 

E se há quem continue a achar que tudo isto não faz sentido numa perspectiva de vida animal, então que pense em si e na qualidade da carne que está a ingerir 

Há muita coisa nestes processos que pode ser evitada e que está nas mãos do consumidor.  



1 comentário:

  1. nem consigo ler tudo e embora não seja 100 por cento vegetariana, a carne para mim é só se não tiver outra opção.
    na minha modesta opinião o mínimo que devemos fazer é´tratá-los com dignidade

    ResponderEliminar

© A vida de uma alface
Design:Maira Gall.