JÁ PODE ENCOMENDAR PÃO NO SEU CABAZ!
A discussão sobre quem vai ao pão, quem foi da última vez, quem vai na próxima acabou em casa de todos os nossos clientes. O pão vai passar a ir ter a cada uma das casas!! 😉
E não é (mesmo) um pão qualquer, é o melhor pão, feito com as melhores farinhas, utilizando os melhores processos. Porque só podia ser assim.
(apenas o pão feito com farinhas sem glúten tem mais ingredientes)
Antes de mais, e como é mais do que óbvio, todas as farinhas utilizadas são biológicas certificadas. Se viram o documentário "Glúten, um inimigo publico?" percebem a importância de usarmos farinhas biológicas (e claro que nós nunca o faríamos de outro modo)
Se são todas nacionais? não. E não é porque não o quiséssemos, queremos muito, é porque não encontramos. A produção de cereais no nosso país é residual mesmo no que se refere a cereais convencionais. Em Portugal há "stock" para duas semanas de consumo.
Também queremos, mais tarde, quando houver dinheiro para mais investimentos, investir num moinho. Em vez de farinha passamos a comprar cereal e a moer na hora. Acreditem que faz a diferença.
Acerca de cereal há muito para dizer. O assunto é tão vasto quanto sério. O cereal que se produz e que é suposto matar a fome do mundo, está a matar o mundo. O pior é que não parece haver volta a dar. Quem esteve na Quinta no Dia Aberto, teve o privilégio de ouvir o Sr. João Vieira falar sobre os diferentes cereais, os antigos e os "modernos", os bons e os maus, e porque os há bons e maus, falou também sobre a importância de produzir em modo biológico. Um dia destes vou gravar uma conversa com ele, a sua sabedoria merece ser partilhada.
Processos: o nosso pão é feito com massa mãe e fermentação lenta.
O que quer isto dizer? A Massa Mãe substitui o fermento, é feita com farinha e água e vai sendo "alimentada" (com farinha e água) até atingir o ponto de fermentação ideal. A Massa Mãe substitui o fermento.
Os nosso pães levam 25% de massa mãe. Por isso são mais húmidos e duram bastante mais do que pães com pouca ou nenhuma massa mãe.
A percentagem de massa mãe usada faz toda a diferença na qualidade do pão. Usar uma percentagem baixa de massa mãe e adicionar fermento é uma prática corrente, mas não serve para melhorar o pão, serve apenas para podermos referir que o pão é feito com massa mãe.
Os nossos pães fermentam 3 horas à temperatura ambiente e mais 20 horas no frio. Quanto mais prolongada a fermentação, mais qualidade tem o pão.
E porque se começaram a usar fermentos químicos ? pela necessidade de acelerar processos. preço baixo obriga a criar processos rápidos e baratos. O processo de levedação com fermento é acelerado ao ponto de, desde o inicio da produção da massa até ao pão estar pronto a cozer, não passarem mais de 3 horas.
Variedades: vamos começar com 4 diferentes. Trigo e Centeio. Espelta com Sementes. Brioche de Batata Doce. Farinhas sem glúten com Trigo Sarraceno, Aveia e Arroz.
A nossa ideia é ir ajustando as variedades ao que mais vos agradar, por isso é muito importante que nos vão dando feedback.
Podia dizer-vos que "rezei a todos os santinhos" para encontrar a pessoa certa para chefiar a equipa da padaria. E posso dizer que os santinhos ouviram :-). A Karina no seu estilo low profille é uma máquina a fazer pão. Melhor, não é uma máquina a fazer pão, é um par de mãos a fazer pão delicioso e de qualidade.
Sem comentários
Enviar um comentário